Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ENFERMAGEM (33009015035P2)
PROCESSO DE SUPERVISÃO DOS ENFERMEIROS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA -um estudo de caso
LUCIANA DE OLIVEIRA MATIAS
DISSERTAÇÃO
29/06/2016

Este estudo teve como objetivos apreender o processo de supervisão dos enfermeiros que atuam em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e descrever as ações de supervisão de enfermagem realizadas por esses profissionais. Trata-se um estudo exploratório, na abordagem qualitativa, tendo como método de investigação o estudo de caso, baseado na proposta de Yin e, como referencial teórico-temático, supervisão de enfermagem como processo educativo contínuo. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevista semiestruturada, com enfermeiros de uma UTI de um Hospital Universitário, de grande porte, da cidade de São Paulo (SP).Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, segundo as descrições de Bardin e Bazeley, a partir da qual emergiram duas categorias: A) Prática da supervisão pelo enfermeiro da UTI e, B) O processo de supervisão em enfermagem. Alguns enfermeiros compreenderam a supervisão como ato de controle das atividades praticadas pela sua equipe e priorizavam as atividades administrativas em seu cotidiano, resultando em uma relação de conflitos entre os membros da equipe. Outros entenderam a supervisão como olhar atento às atividades praticadas pela sua equipe, com ênfase na prevenção de eventos adversos e ações educacionais relacionadas à assistência de enfermagem, contribuindo para uma relação dialogada e positiva com sua equipe. Independentedas concepções e práticas adotadas, o processo de supervisão mostrou-se assistemático, empírico e fragmentado. Portanto, fazem-se necessários investimentos educacionais para os enfermeiros, a fim de desenvolvê-los para um exercício científico e integrador da prática de supervisão, bem como um posicionamento mais crítico, para que mudanças sejam efetivas.

Supervisão de Enfermagem;Administração dos Serviços de Saúde;Unidades de Terapia Intensiva;Estudos de Casos;Pesquisa Qualitativa
This paper aims to analyze the process of clinical supervision for nurses working in an intensive care unit (ICU)and to describe the nursing care supervision actions carried out by these professionals. The study was conducted as exploratory research, based on the qualitative approach and on the case study methodology according to Yin’s proposal and within the theoretical and thematic framework of clinical nursing care supervision as a continuous educational process. The data were collected through participant observation and semi-structured interview with nurses working at the ICU of a large São Paulo university hospital (state of São Paulo). The data were analyzed by the method of content analysis, following Bardin and Bazeley’s descriptions, with two categories having emerged: A) the practice of supervision by an ICU nurse, and B) the process of clinical nursing care supervision. Some nurses saw supervision as the control ofthe activities performed by their team and they prioritized administrative activities in their routines, leading to conflicts among staff members. Others saw supervision as an attentive look atthe activities performed by their team, focusing on prevention of adverse outcomes and educational initiatives related to nursing care assistance, thus contributing to an open dialogue and a positive relationship among staff members. Regardless of the adopted conceptions and practices, the supervision process proved nonsystematic, empirical and fragmented. Therefore, there is need for investment in education programs for nurses, aiming to prepare them for a scientific and integrating exercise of the supervision practice, as well as a more critical approach to allow effective changes.
Supervision for Nurses;Health Care Administration;Intensive Care Units;Case Study Research;Qualitative Research Methodologies
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENFERMAGEM, CUIDADO E SAÚDE
GESTÃO, GERENCIAMENTO E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (GGEES)
SUPERVISÃO E EDUCAÇÃO NO TRABALHO EM ENFERMAGEM

Banca Examinadora

LUIZA HIROMI TANAKA
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
CLARICE MARIA DALL AGNOL Participante Externo
ANGELICA GONCALVES SILVA BELASCO Docente - PERMANENTE
MARIA LUCIA SILVA SERVO Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Sim