Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
MEDICINA (RADIOLOGIA CLÍNICA) (33009015029P2)
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O ATENDIMENTO DE PACIENTES SUBMETIDOS A EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
MARCOS SOUZA LIMA
TESE
15/07/2016

Objetivo: avaliar o conhecimento básico da equipe de enfermagem sobre riscos e recomendações relacionados ao exame de ressonância magnética (RM) com enfoque na segurança do paciente, após treinamento dirigido. Métodos: estudo observacional descritivo, utilizando questionário anônimo, aplicado à equipe de profissionais de enfermagem, contendo questões sobre as características demográficas dos indivíduos em estudo e questões de múltipla escolha envolvendo conhecimentos gerais sobre o exame de RM. Os participantes foram divididos em dois grupos: (1) profissionais de enfermagem recém-admitidos que receberam treinamento dirigido e (2) a equipe de enfermagem que trabalha ou trabalhou no setor de RM. Foram atribuídas notas de 0 a 10 às respostas dos questionários. Resultados: 80 questionários foram respondidos, 53 (66,25%) pelo grupo 1 e 27 (33,75%) pelo grupo 2; 86,2% eram mulheres, mais da metade (53,8%) possuíam formação de nível técnico e cerca de 40% nunca frequentaram qualquer tipo de evento de atualização profissional. Não houve diferença estatisticamente significante entre os acertos dos dois grupos em todas as questões abordadas (p=0,998). Conclusão: o conhecimento dos profissionais recém-admitidos sobre riscos e recomendações relacionados ao exame de RM, após treinamento dirigido, foi semelhante ao dos profissionais em atividade no setor.

1. Imagem por Ressonância Magnética. 2. Cuidados de Enfermagem. 3. Avaliação em Enfermagem. 4. Conhecimento. 5. Questionário.
Purpose: to evaluate the nursing staff knowledge about risks and recommendations related to MRI with a focus on patient safety, after directed training. Methods: A descriptive observational study using anonymous questionnaire, applied to the nursing staff containing questions about demographic characteristics of the study subjects and multiple choice questions involving general knowledge about the MRI examination. Participants were divided into two groups: (1) newly admitted nursing professionals who received focused training and (2) the nursing staff who works or has worked in the MRI division. Notes 0-10 were assigned to the questionnaire responses. Results: 80 questionnaires were answered, 53 (66.25%) by group 1 and 27 (33.75%) by group 2; 86.2% were women, 53.8% had technical formation and 40% have never attended any professional development event. There was no statistically significant difference between the successes of the two groups on all assessed issues (p=0.998). Conclusion: The knowledge of newly hired nursing staff after focused training was similar to the knowledge of nursing staff in activity in the MRI division.
1. Magnetic Resonance Imaging. 2. Nursing Care. 3. Nursing Assessment. 4. Knowledge. 5. Questionnaire.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

CIÊNCIAS RADIOLÓGICAS
CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
Educação em radiologia e diagnóstico por imagem

Banca Examinadora

SERGIO ARON AJZEN
Sim
Nome Categoria
AUGUSTO CASTELLI VON ATZINGEN Participante Externo
RODRIGO REGACINI Participante Externo
THIAGO MICHEL DE BRITO FARIAS Participante Externo
LUIZA HIROMI TANAKA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não