Nesta dissertação, tencionamos analisar a argumentação nos discursos de professores do Ensino Superior e da Educação Básica sobre a formação e a atuação no ensino de Língua Portuguesa. Especificamente, objetivamos verificar as teses defendidas, lugares da argumentação, valores e hierarquias revelados, identificando as aproximações e os distanciamentos que permeiam esses discursos. A sustentação teórica do trabalho tem como base os pressupostos da Nova Retórica de Perelman e Tyteca (2006), Souza (2008), Abreu (2009), Reboul (2004) e o sociointeracionismo da linguagem em autores como Bakhtin (2009), bem como, em Travaglia (1996) e Geraldi (2006), nas discussões da área de ensino de língua, e outros. Desenvolvemos a pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa com o corpus constituído por entrevistas de 02 (dois) professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) do curso de Letras/Português, especificamente do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) e 02 (dois) professores de Língua Portuguesa da Educação Básica, no Ensino Fundamental II da Escola Estadual “04 de setembro”, localizada no município de Pau dos Ferros/RN. As análises realizadas nos permitem afirmar que as teses defendidas pelos professores pesquisados revelam uma preocupação com a articulação entre teoria-prática tanto na formação como na atuação docente no ensino de Língua Portuguesa. Na defesa de suas teses, os oradores do Ensino Superior recorrem ao lugar da qualidade, hierarquizando a teoria no topo dos valores que sustentam a prática docente, enquanto que o lugar argumentativo da qualidade para os docentes do Ensino Fundamental está centrado na prática. A argumentação no discurso dos docentes participantes anuncia que, embora, o ensino esteja pautado em novas concepções, com destaque para o sociointeracionismo e funcionalismo da linguagem, ainda, há um distanciamento entre o que se aprende na universidade e o que se aplica na educação básica. Nesse sentido, o estudo mostra a necessidade de novas propostas teórico-metodológicas voltadas para a formação docente, que tenha como finalidade profícua uma atuação que observe as práticas sociais de uso da linguagem, primando, assim, pela aplicabilidade dos conhecimentos linguísticos intra e extra contexto acadêmico.