Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
SAÚDE COLETIVA (33009015067P1)
APRENDIZADO EM CONSTRUÇÃO: as vozes da primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Carlos
MARISTELA SCHIABEL ADLER
TESE
16/03/2016

Introdução: O ensino médico no Brasil passa por reformas curriculares que objetivam integrar dimensões intelectivas, afetivas e relacionais e que valorizam o pensamento crítico-reflexivo, o autogerenciamento do estudo e a formação prática integrada ao SUS. Em busca de um modelo pedagógico que contemplasse essas tendências atuais, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) implantou, em 2006, a Faculdade de Medicina da UFSCar, cujo currículo construtivista, baseado em competências, molda um aprendizado baseado na prática e integrado ao SUS. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de docentes e alunos da Primeira Turma (Turma de 2011) sobre os primeiros anos da Faculdade de Medicina da UFSCar. Métodos: A metodologia empregada foi a História Oral de Vida, com a produção de narrativas de docentes e estudantes do curso, para a coleta e análise qualitativa dos dados. Resultados: as narrativas sugerem que o currículo favoreceu o desenvolvimento de competências como capacidade de busca, pensamento crítico-reflexivo e autogerenciamento do aprendizado, apesar de relatos de resistência à implementação do currículo, deficiências em infraestrutura e planejamento insuficiente. A prática integrada ao SUS, especialmente nas Unidades de Saúde da Família (apesar das limitações técnicas e conflitos políticos), aprimorou as dimensões intelectivas, relacionais e afetivas do cuidado dos pacientes, favorecendo a autonomia profissional. As habilidades éticas e humanísticas, assim como os conflitos e desafios, permearam todas as atividades pedagógicas, convergindo para uma prática médica humanista e humanizada.

Educação de graduação em medicina;Aprendizagem baseada em competências;Aprendizagem baseada em problemas;Sistema Único de Saúde;Humanização da assistência
Background: Medical education in Brazil undergoes curricula reforms aiming at integrating intellectual, affective and relational dimensions and valorizing critical and reflective thinking, self-management and practical training integrated with the Brazilian health system (SUS). In search of a pedagogical model that could address those current trends, the Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) established in 2006 the UFSCar Medical School, whose constructivist, competency based curriculum frames a practice based learning integrated into the SUS. Objective: The objective of this study was to analyze the perceptions of teachers and students from the first Class of graduates (Class of 2011) about the first six years of the UFSCar Medical School. Methods: The methodology used was the Life Oral History producing narratives from docents and students for qualitative data collection and analysis. Results: Despite reports of resistance to curriculum implementation, infrastructure deficiencies and insufficient planning, the narratives suggest that the curriculum favored the developement of competencies such as search capability, critical and reflective thinking self-manadged learning. The practice integrated into the SUS, especially within the Family Health Unities, (besides technical limitations and political conflicts) improved intellective, relational and affective dimensions of patient care, favoring professional autonomy. Ethical and humanistic skills, as well as conflicts and challenges permeated all pedagogical activities, converging to a humanistic and humanized medical practice.
Humanização da assistência;Sistema Único de Saúde;Aprendizagem baseada em problemas;Aprendizagem baseada em competências;1. Educação de graduação em medicina
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Contexto

POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE
PROCESSO E GESTÃO DO TRABALHO E (M) SAÚDE
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Banca Examinadora

DANTE MARCELLO CLARAMONTE GALLIAN
Sim
Nome Categoria
FABIOLA HOLANDA BARBOSA Participante Externo
SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA Participante Externo
WANIA MARIA PAPILE GALHARDI Participante Externo
VALDIR REGINATO Participante Externo

Vínculo

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Não