Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
EDUCAÇÃO (33003017001P2)
FIOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS NO QUILOMBO TININGU, OESTE PARAENSE: EXPERIÊNCIAS
MARIA ALDENIRA REIS SCALABRIN
TESE
29/08/2016

A presente tese apresenta uma experiência de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa – FCP/LP com quatro professoras da Escola Municipal São João, no Quilombo Tiningu, Santarém-PA. O trabalho visa conhecer as contribuições da formação continuada para as professoras da referida escola. Trata-se de pesquisa-ação nos postulados de Carr e Kemmis (1988), realizada em 2014, com 11 encontros realizados no ambiente de trabalho das professoras, como parte integrante do Calendário Escolar/2014, com apoio da direção da escola e da SEMED/STM. Os encontros foram gravados em áudio e/ou vídeos e fotografados. O material coletado foi transcrito (PRETTI, 1999). O trabalho narra como aconteceu esse processo de formação contínua dando voz aos participantes da pesquisa como sujeitos das suas ações no ambiente escolar, fato que se configura com a Tríade Dialógica do Sujeito da Linguagem constituída na pesquisa, nas dimensões de tempo, espaço e cultura. Este trabalho, para qualificação da tese de doutorado está organizado em seis capítulos os quais deverão ser apresentados em toda sua extensão na versão final da tese. No momento apresento a introdução, o primeiro capítulo completo e parte do segundo capítulo, além das considerações parciais e do corpus transcrito.

Formação Continuada;Professores;Escola Quilombola
This thesis presents a Continuing Education experience of English Language Teachers - FCP / LP with four teachers of the School Saint John, the Quilombo Tiningu, Santarém-PA. The work aims to know the contributions of continuing education for the teachers of that school. It is action research in the postulates of Carr and Kemmis (1988), held in 2014 with 11 meetings in the teachers' working environment as part of the School / 2014 Calendar with the support of school administrators and SEMED / STM. The meetings were recorded on audio and / or video and photographed. The collected material was transcribed (PRETTI, 1999). The work narrates as happened this process of training giving voice to research participants as subjects of their actions in the school environment, a fact that is configured with the Triad Dialogic the subject of language incorporated in research, in the dimensions of time, space and culture. This work, for the qualification of the doctoral thesis is organized into six chapters which will be presented in its full extent in the final version of the thesis. At the time I present the introduction, the first full chapter and part of the second chapter, as well as partial consideration and transcribed corpus.
school Quilombo;Teachers;Continuing Education
01
289
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO E PRÁTICAS CULTURAIS
-
-

Banca Examinadora

GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI Participante Externo
ANA MARIA FALCAO DE ARAGAO Docente - PERMANENTE
EDIENE PENA FERREIRA Participante Externo
DARIO FIORENTINI Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Fomento à Pós-Graduação 16

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim