• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
O GEOGEBRA E AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICA E FIGURAL DOS PONTOS NOTÁVEIS DE UM TRIÂNGULO
JOSE IVAN OLIVEIRA DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
20/10/2014

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino dos pontos notáveis do triângulo, com auxílio do software GeoGebra. Utilizando a metodologia da Engenharia Didática, estudamos as representações linguística e figural produzidas por estudantes do segundo ano do ensino médio. Como suporte teórico foram usados principalmente a teoria do registro das representações semióticas de Raymond Duval, a teoria das situações didáticas, desenvolvida por Guy Brousseau, e a Engenharia Didática de Artigue. Em um primeiro momento, aplicamos a sequência proposta para os estudantes. Chegamos à conclusão de que a manipulação das ferramentas do GeoGebra, sem a mediação do professor, para a construção das bissetrizes e do circuncentro favorecem mais à formação das representações figurais do que à formação de representações linguísticas desses objetos. As análises empreendidas reforçam a hipótese de que uma formação matematicamente adequada das representações figural e linguística dos objetos geométricos por meio do GeoGebra requer a mediação ativa do professor.

Pontos notáveis;GeoGebra;Representação linguística;Representação figural.
This work aims at developing an instructional sequence for teaching the notable points of the triangle, with the help of GeoGebra software. Using the methodology of Engineering Curriculum, we study the linguistic and figural representations produced by students of the second year of high school. Theoretical support mainly the theory of record of semiotic representations of Raymond Duval, the theory of didactic situations, developed by Guy Brousseau, and Didactic Engineering de Artigue were used. At first, we apply the proposed sequence for students. We concluded that the manipulation of the GeoGebra tools, without the mediation of the teacher, for the construction of the bisectors and the circumcenter more conducive to the formation of figural representations than the formation of linguistic representations of these objects. The current analysis supports the hypothesis that a mathematically proper formation of linguistic and figural representations of geometric objects by means of GeoGebra requires active mediation of the teacher.
Notable Points;GeoGebra;Linguistic representation;Figural representation.
único
91
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação final.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
-
-

Banca Examinadora

EDIEL AZEVEDO GUERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS Docente - COLABORADOR
VINICIUS MOREIRA MELLO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.68.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer