Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
Poder Legislativo (53037014001P0)
EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: desafios e perspectivas a partir da análise do perfil dos participantes dos programas Estágio-Visita de Curta Duração e Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados
HERYCKA SERENO NEVES DA ROCHA
DISSERTAÇÃO
30/06/2016

O trabalho faz uma analise da adesão a conceitos adotados de democracia e cidadania de participantes dos programas Estágio-Visita de Curta Duração e Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados e de jovens de idade e escolaridade semelhantes. Para tanto, desenvolve-se uma revisão bibliográfica a fim de demonstrar quais são os conceitos de democracia, cidadania e educação para a democracia adotados. São descritos os dois programas escolhidos, englobando-se o funcionamento e os objetivos de cada um, e é aplicado questionário estruturado, com questões objetivas, a 186 jovens de nível universitário, estando a maior parte entre 18 e 24 anos, sendo que 107 participaram do programa Estágio-Visita de Curta Duração. Também é aplicado o questionário a 175 jovens de ensino médio, sendo 76 participantes do programa Parlamento Jovem Brasileiro, estando a maior parte deles entre 16 e 17 anos. O questionário é dividido em quatro grupos: valores, processo democrático, vida política e vida pública. Para cada grupo são apresentadas perguntas que buscam identificar as atitudes dos jovens diante de situações fáticas ou hipotéticas e são atribuídos valores que vão de -2 a +2, avaliando-se com valores negativos os comportamentos não condizentes com os conceitos aqui adotados e positivos os comportamentos desejados e alinhados ao ideal democrático e de cidadania aqui defendidos. Comparados os jovens que tiveram a inciativa de participar de um dos programas oferecidos pela Câmara dos Deputados com os que não participaram, os primeiros apresentam resultados mais positivos, demonstrando assim maior adesão aos conceitos adotados de democracia e cidadania.

Ciência Política;Democracia;Cidadania;Educação para a democracia;Educação política;Letramento Político;Educação Legislativa;Educação para a cidadania
This work draws an analysis of adherence to adopted concepts of democracy and citizenship of participants of two programs of the Brazilian Chamber of Deputies: Short Term Internship and Brazilian Youth Parliament, and youths of the same age and education. To this end, a literature review is developed in order to demonstrate the adopted concepts of democracy, citizenship and education for democracy. The two chosen programs, covering up the operation and goals of each, are described and a structured questionnaire is applied to 186 young people at university level, with the majority between 18 and 24 years old, and to 175 high school youths, with most of them between 16 and 17 years old. The questionnaire is divided into four groups: values, democratic process, political life and public life. For each group there are questions that seek to identify the attitudes of young people before factual or hypothetical situations and are assigned values ranging from -2 to +2, being negative behaviors not consistent with the concepts of democracy and citizenship adopted here. Comparing young people who had the initiative to participate in one of the programs offered by the Chamber of Deputies with those who did not, the first group presents more positive results, thus demonstrating greater adherence to the adopted concepts of democracy and citizenship. Keywords: .
Political Science;Democracy;Citizenship;Education for democracy;Political education;Political literacy;Education for citizenship;Legislative Education
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PORTUGUES
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO

Contexto

PODER LEGISLATIVO
PROCESSOS POLÍTICOS DO PODER LEGISLATIVO
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Banca Examinadora

ANDRE REHBEIN SATHLER GUIMARAES
Sim
Nome Categoria
JOAO LUIZ PEREIRA MARCIANO Docente
THIAGO LOPES CARNEIRO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Outros
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.