Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
Poder Legislativo (53037014001P0)
DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS: um diagnóstico da demanda na Câmara dos Deputados
GUSTAVO WARZOCHA FERNANDES CRUVINEL
DISSERTAÇÃO
13/06/2016

O objetivo desta dissertação é fazer um diagnóstico da demanda por dados abertos da Câmara dos Deputados e verificar como ela contribui para a transparência da Casa. Para atingir esse objetivo, aplicamos um questionário online que obteve a participação de 92 respondentes. As respostas indicaram que os dados abertos são utilizados pelos segmentos Governo, Sociedade, Academia e Mercado. O uso dos dados vai além do desenvolvimento de aplicações digitais, sendo úteis também para pesquisas acadêmicas e reportagens. Verificamos que os produtos gerados com os dados abertos contribuem para melhoria da transparência da Câmara e muitas vezes estão alinhados com as diretrizes estratégicas da Casa na direção de favorecer o entendimento da sociedade sobre o papel do Legislativo, o funcionamento da instituição e as atividades dos deputados.

Transparência;Dados Abertos;Legislativo;Parlamento Aberto;E-gov
The aim of this work is to make a diagnosis of the demand for open data of the Chamber of Deputies and see how it contributes to the transparency of the House. In order to achieve this goal we applied an online questionnaire that obtained the participation of 92 respondents. The responses indicated that open data is used by government sectors, society, academia and market. The use of the data goes beyond the development of digital applications: they are also useful for academic and research reports. We found that the products generated with open data contribute to improving the transparency of the House and are often aligned with its strategic guidelines, promoting the understanding of society on the role of the legislature, the functioning of the institution and the activities of Members.
Transparency;Open data;Legislative;Open Parliament;E-gov
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PORTUGUES
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO

Contexto

PODER LEGISLATIVO
POLÍTICA INSTITUCIONAL DO PODER LEGISLATIVO
-

Banca Examinadora

CRISTIANO FERRI SOARES DE FARIA
Sim
Nome Categoria
ANDRE REHBEIN SATHLER GUIMARAES Docente
JOAO LUIZ PEREIRA MARCIANO Docente

Vínculo

Servidor Público
Outros
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.