Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
ENGENHARIA MECÂNICA (32008015004P0)
ANÁLISE PROBABILÍSTICA DE VIDA ÚTIL DE PNEUS APLICADOS EM EQUIPAMENTOS DE MINERAÇÃO: Tratamento de dados de supervisórios transmitidos via telemetria.
CLERIO SANTOS VIEIRA
DISSERTAÇÃO
01/07/2016

Este trabalho descreve uma análise estatística de vida útil de pneus aplicados em caminhões fora-de-via utilizados em minerações a céu aberto. A compreensão do processo de ocorrência de falhas estruturais, correlacionadas com o mecanismo de fadiga, comumente observadas em componentes mecânicos é de vital importância para a indústria atual. Como na maioria das vezes tais falhas ocorrem repentinamente, o seu entendimento nos mais diversos componentes sujeitos a cargas cíclicas auxilia a análise de deteriorações progressivas do material ao logo do tempo, serve de retorno para potenciais melhorias no produto retroalimentando os dados de simulação computacional e, também, potencialmente aumenta a segurança operacional com a mitigação de suas consequências no processo produtivo e às pessoas expostas a tais falhas. Os pneus são componentes que integram grande parte da frota de veículos sobre rodas, dentre estes: equipamentos de transporte, equipamentos móveis industriais e equipamentos de mineração. Equipamentos fora-de-via, como caminhões de grande porte utilizados na indústria de mineração, também equipados com pneus, pela sua própria condição operacional sofrem esforços cíclicos. Estes caminhões possuem sistemas de monitoramento remoto que registram dados de vários sensores embarcados como as pressões de enchimento, as temperaturas internas de trabalho dos pneus além das distâncias percorridas com suas respectivas parcelas de tempo durante seu trabalho normal. Os parâmetros de tensão utilizados são oriundos do sistema de pesagem dos veículos cujos dados dos pressostatos embarcados nas suspensões hidropneumáticas informam as distribuições de carga nos eixos ao longo de todo seu percurso de trabalho, monitorando ainda os esforços gerados na dinâmica operacional dos caminhões como picos de solicitações em virtude das frenagens, acelerações tangenciais nas curvas, componentes geradas devido às inclinações, depressões e intempéries presentes nas pistas de rolamento. Todos esses dados, coletados em campo durante a operação normal dos veículos subsidiaram os resultados de suas correlações com as vidas úteis dos pneus, compondo a análise desenvolvida pelo autor e as demais conclusões neste trabalho apresentadas.

Vida útil.;Falha. Pneus. Equipamentos fora-de-via.
This work describes a statistic analysis of the service life of tires applied in off-highway trucks used in open-pit mining. Understanding the process of occurrence of structural failures, correlated to the fatigue mechanism and often observed in mechanic components, is of vital importance for the current industry. Since these failures usually happen suddenly, understanding them in the most diverse components submitted to cyclic loads helps analyzing the material’s progressive deterioration along time; it acts as a return to potential improvements in the product, giving feedback of computing simulation data; and it potentially increases operational safety by mitigating the consequences it has on the productive process and on the people exposed to such failures. The tires, components that integrate great part of the on wheels vehicles fleet – amongst them: transportation equipment, industrial mobile equipment and mining equipment – are inserted in this context. Off-highway trucks commonly used in the mining industry, which are also equipped with tires, are submitted to cyclical efforts due to their own operational conditions. These trucks have remote monitoring systems that register and store monitored data through several sensors embedded in these machines like internal pressures and temperatures of the tires, times and distances covered. The stress parameters comes from the weighing system of these vehicles and the data from the hydro-pneumatic suspension sensors that measure the load distribution on the vehicles axles during normal operation, monitoring the stresses generated during dynamic operational of trucks: load peaks due braking, tangential acceleration due cornering, and forces generated by roads slopes and bumps on the roads are also monitored. All these data, collected during normal operation of the vehicles supported the results of the correlations of it and tires useful life, was utilized in the analysis developed by the author and sustains the other conclusions showed in this work.
Service life;Failure. Tires. Off-Highway Trucks.
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PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Contexto

PROJETO E FABRICAÇÃO
MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
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Banca Examinadora

PEDRO PAIVA BRITO
Sim
Nome Categoria
PEDRO AMERICO ALMEIDA MAGALHAES JUNIOR Docente
ERNANE RODRIGUES DA SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Fomento à Pós-Graduação 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Empresas
Sim