• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
A Sinergia entre a Quarta Comunidade e o Cern ('Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire') para a Melhoria do Ensino de Física no Nível Médio
JOSE OSVALDO HARRY
DISSERTAÇÃO
31/03/2016

Neste trabalho, trataremos da educação científica em geral, especialmente do Ensino de Física no Ensino Médio, que, em especial, é profundamente problemático. Diversos fatores são eleitos como causadores desse sério problema, tais como: o insuficiente número de professores; as baixas remunerações, que tornam a carreira desinteressante; a falta de estrutura nas escolas; os currículos inadequados etc. Sobressai, dentre todas as razões, o problema de um ensino defasado. Leciona-se uma física que, não ultrapassando os desenvolvimentos do século XIX, tenta atingir as mentes e os corações dos inquietos alunos do século XXI. É sintomático, portanto, que tal questão seja levantada em congressos, como o XIV EPEF, ocorrido na cidade de Maresias, em 2012. Numa das mesas redondas discutia-se a respeito das possíveis ou inexistentes relações entre as três comunidades envolvidas no estudo e ensino da Física, quais sejam: a dos físicos teóricos e empíricos, a dos educadores e a dos pesquisadores em ensino da Física. Pareceu-nos que esse debate deveria ser ampliado para acomodar uma quarta comunidade: a dos Professores de Física do Ensino Médio, devido a sua fundamental relevância, tanto para a formação científica dos estudantes, quanto para a consciência informada da sociedade; notadamente no que diz respeito aos valores éticos e de cidadania. Ao longo deste trabalho iremos constatar que este papel de importância estratégica para o desenvolvimento científico foi reconhecido pela comunidade dos Pesquisadores em Física, representada, nesse caso, pelo CERN (Organisation Europeénne pour la Recherche Nucléaire – antigo Conseil Europeénne pour la Recherche Nucléaire), que criou, dentro de um programa denominado Educational Outreach, o Teacher Programmes, que envolve Professores do Ensino Médio dos 21 países integrantes da Organização; propiciando um diálogo muito ativo entre a comunidade dos Pesquisadores em Física e a chamada quarta comunidade. Nesse sentido, através da intermediação do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa), conseguimos participar do “Portuguese Language Teachers Programme 2015”, realizado em Genebra, e que veio corroborar plenamente, tanto com a crítica quanto com as propostas que norteiam este trabalho. O caminho, pois, para obtermos um ganho cognitivo relevante acerca da natureza da Ciência, certamente aponta para uma convergência entre as ideias dessas quatro comunidades.

Pesquisa em Ensino de Física;Comunidades de Pesquisa e Ensino;Física Moderna;CERN
This paper treats the scientific education in general, specially the teaching of physics in Secondary school that notably it is deeply problematic. Several factors are appointed like motivated of this serious problem such as: the insufficient number of teachers, low pay that become uninteresting career, lack of structure at schools, inadequate curriculum, etc. It stands out from all those reasons, the problem of the lack of quality in teaching, it is taught the physics that it doesn‟t go beyond developing of nineteenth century, trying to achieve the minds and the hearts from the concerned students of twenty-first century. Inspired by debates occurred in a round table discussion at XIV EPEF in Maresias in 2012 where discussing the relations, or the lack of them, between the three communities there considered: the research communities in physics, the research in education and the researches in teaching of physics. It seemed to us that this debate should be expanded to accommodate a fourth community- the teachers of physics in secondary school- due to its huge and strategic importance as to the academic degree of the students as to the conscious informed of the society, notably with regard to the ethical values and citizenship. During the developing of this work, we could note that this role of strategic relevance to the scientific development was recognized by CERN (Organisation Europeéne pour la Recherche Nucléare- former Conseil Europeéne pour la Recherche Nucléaire) that created inside the programme called Educational Outreach, the Teacher Programme that involves teachers from secondary school from 21 countries of the Organization providing a very active dialogue between the research community in physics and the fourth community. By means of LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa we could take part in the “Portuguese Language Teachers Programme 2015/School of teachers in CERN in Portuguese Language” held in Geneva which corroborated with the initial ideas of this work. The way to make a significant cognitive gain about the nature of science, certainly it indicates to convergence ideas from the four communities, we believe that there isn‟t a panacea that can solve the whole problem by itself.
Teaching Research in Physics;Research and Teaching Community;Modern Physics;CERN.
1
120
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO-OSVALDO.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
-
-

Banca Examinadora

JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NELSON BARRELO JUNIOR Participante Externo
KLEBER CAVALCANTI SERRA Docente - PERMANENTE
ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS Participante Externo
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.68.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer