Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
O Uso da Simulação Massa-Mola do Phet como auxílio para a Aprendizagem da Força Elástica (Lei de Hooke)
BENJAMIM NUNES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
31/03/2016

A forma pouco motivadora de apresentar a Física é uma das razões para que os alunos não se interessem muito por ela. Diante disso, alterações metodológicas que permitam um ensino mais atraente e significativo são imprescindíveis. A simulação Massa-Mola do PhET possibilita uma maior conexão entre o estudo do fenômeno físico de maneira teórica em sala de aula e os experimentos em um laboratório virtual, pois permite que os resultados sejam visualizados inúmeras vezes, possibilitando um melhor entendimento das variáveis envolvidas. Dessa forma, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso dessa simulação como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem da Força Elástica embasada à luz das teorias da motivação, a qual é considerada por alguns autores como sendo uma força ou motivo que move uma pessoa ou que a coloca em ação ou a faz mudar de direção; e da aprendizagem significativa que os autores consideram como um método de interação entre o novo conceito e o conhecimento prévio relevante, objetivando comprovar a sua eficácia como uma ferramenta importante para a aprendizagem desse conteúdo, não devendo ser considerada como única e sim mais uma possibilidade metodológica. Realizou-se uma comparação entre duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Messias-AL, no período de 08/10/2015 a 22/10/2015, onde em uma das turmas foi utilizada a simulação computacional e na outra não, no intuito de verificar se efetivamente o uso dessa simulação poderá ajudar esses discentes nessa perspectiva. Verificou-se uma significativa melhora em alguns aspectos da aprendizagem para os alunos a partir da utilização da simulação computacional Massa-Mola do PhET, principalmente no que diz respeito à resolução de problemas envolvendo cálculos matemáticos e na motivação para o estudo do conceito de Força Elástica.

Motivação;Ensino-aprendizagem;Simulações Computacionais
The little motivating way to present Physics is one of the reasons why the students are not very interested about it. Therefore, methodological changes are required to enable a more attractive and meaningful way for education. The PhET's mass-andspring simulation enable a greater connection between the analysis of the physical phenomenon theoretically, in the classroom, and the experiments in a virtual lab, because they allow the results to be viewed several times, providing a better understanding of the variables involved. Thus, this work presents a research on the use of this simulation as a way to help students learn the Elastic Force grounded in the idea of the theories of motivation, which is considered by many authors as a force or reason that moves a person or that puts them into action or does change their direction; and the meaningful learning, that the authors consider as a method of interaction between the new concept and the relevant prior knowledge, aiming to prove the effectiveness of this simulation as an important tool to the learning of such content, which should not be considered as a single but one more methodological possibility. A comparison between two groups of the 9th grade of elementary education at a public school in the city of Messiah-AL was carried out in the period from 10.08.2015 to 10.22.2015, where in one of the classes a computer simulation was used and in the other one it was not, in order to check effectively if the use of this simulation can definitely help these students in this perspective. It was verified a significant improvement in some aspects of the students learning with the use of the PhET's mass-and-spring computer simulation, particularly with regard the resolution of problems involving mathematical calculations and in the motivation to study the concept of Elastic Force.
Motivation;Teaching-learning;Computer Simulations
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
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Banca Examinadora

KLEBER CAVALCANTI SERRA
Sim
Nome Categoria
ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS Participante Externo
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.