Rivero, Thiago Strahler; Bueno, Orlando Francisco Amodeo. A construção de um método para o desenvolvimento de um vídeo game para treino de controle inibitório em adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. São Paulo, 2016. 120p. Tese de doutorado – Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.
Introdução: Jogos de videogame vêm sendo desenvolvidos e aplicados para uma série de finalidades que vão além do entretenimento. Os chamados jogos sérios estão sendo desenvolvidos para o treinamento de comportamentos e habilidades cognitivas em pacientes com ou sem transtornos do desenvolvimento. Além dos benefícios motivacionais e do engajamento dos participantes ao tratamento, o videogame traz o potencial de coletar uma enormidade da dados comportamentais, de uma forma rápida e organizada, tanto para a pesquisa, quanto para a tomada de decisão clínica. Diversos estudos vêm trazendo à luz resultados positivos do uso de videogame como ferramenta coadjuvante no treino de habilidades como atenção, memória operacional, percepção em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH).
Método: O presente estudo objetiva descrever o processo de criação de um jogo de videogame para treino de controle inibitório, que tem apresente adequada funcionalidade e um nível motivacional elevado. O estudo envolveu a criação de um protótipo inicial do jogo, utilizando-se da teoria de desenvolvimento de jogos e da teoria cognitiva do funcionamento do controle inibitório. Posteriormente, cinco estudos foram realizados para refinamento das mêcanicas, dinâmicas e estéticas do jogo, tanto em populações de jogadores especialistas em avaliação de jogos e game designers, quanto em adolescentes com e sem TDAH. Empregou-se um método quantitativo e qualitativo para a avaliação da usabilidade e dos elementos motivacionais, para assim garantir a adequação teórico-prática do treinamento.
Resultados: Os resultados indicaram que o método empregado foi adequado para a construção do jogo com suficiente variabilidade comportamental, motivacional e que permitisse a coleta de informações referentes ao desempenho no treino de controle inibitório. A avaliação de adolescentes com desenvolvimento típico permitiu compreender a importância do engajamento motivacional para os treinos de controle inibitório. Pacientes com TDAH apresentaram uma mudança de desempenho
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intrajogo, aprendendo a controlar o seu comportamento e diminuir a velocidade das respostas durante a partida do jogo.
Discussão: O método desenvolvido para a construção do jogo envolveu diversas etapas para o desenvolvimento e o refinamento. O protótipo teórico que foi desenvolvido passou por 5 etapas de avaliação, incluindo a população alvo, adolescentes, e o transtorno alvo, TDAH. Em cada etapa, os dados foram coletados de forma automatizada, o que permitiu a mudança e a adequação do jogo ao modelo teórico inicialmente desenvolvido. Sugere-se que para a construção de jogos na área da neuropsicologia, um método adequado precisa ser seguido, para que tanto o constructo teórico seja introduzido adequadamente no jogo, quanto os elementos motivacionais e de diversão sejam alcançados.
Palavras-chave: Controle Inibitório, treinamento cognitivo, jogo digital, motivação, desenvolvimento, metodologia.