Nesta dissertação, intitulada A formação continuada do professor da EJA: modelagem do software
Auxilix para práticas inovadoras, procurou-se analisar e intervir na formação continuada do professor
da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
nas escolas públicas de rede estadual de Conceição do Coité, Território do Sisal – Bahia. Pela
abrangência do estudo, foram escolhidos o Colégio Antonio Bahia (CEAB), situado na sede, e o Colégio
Rio Branco (CERB), situado no Distrito de Juazeirinho, uma das áreas campesinas do município. A
justificativa da intervenção partiu da implicação desta pesquisadora com a EJA, ao perceber a lacuna no
processo formativo do professor da EJA, principalmente com o uso das tecnologias digitais. As questões
de pesquisa foram as seguintes: como assegurar aos professores da rede pública estadual em Conceição
do Coité uma formação continuada com e para o uso das TIC em EJA? Quais as possibilidades de um
processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas
inovadoras em classes de EJA? O Software Auxilix, de caráter multidisciplinar, tem potencial para
funcionar como sistema inovador na formação docente nas escolas investigadas? Para tanto, ficou
estabelecido como objetivo geral analisar as possibilidades de um processo formativo contínuo,
utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA.
Os objetivos específicos foram: (1) identificar como ocorre e de que maneira é sistematizada a formação
continuada do professor da EJA com o uso das TIC no município; (2) examinar se existem políticas
públicas que garantam aos professores uma formação continuada com o uso das TIC na EJA e quais as
lacunas e fragilidades encontradas; (3) propor, aos docentes e gestores dos colégios, momentos de
formações sobre a docência em EJA com ênfase no uso das TIC; (4) descrever a modelagem do protótipo
do Software Auxilix a partir das contribuições dos partícipes da pesquisa; (5) criar o protótipo do
Software Auxilix; (6) experimentar o potencial formativo do referido sistema com professores da EJA
no campo empírico da pesquisa. O caminho metodológico selecionado foi a Pesquisa Participante, com
base nos estudos de Brandão (1999; 2007), com abordagem quantitativa e qualitativa. O grupo
participante foi formado por vinte e cinco professores, duas coordenadoras e um analista de sistemas.
Os procedimentos realizados, ao longo da pesquisa, incluíram a observação participante; encontros
dialógicos; entrevista aberta; utilização de questionário aberto, com registros em diários de campo. Para
sistematizar e analisar os dados exercitou-se a técnica de análise de conteúdo, baseando-se em estudos
de Amado (2009). A pesquisa teve como fundamento princípios como tomada de consciência;
emancipação humana; autonomia e colaboração para valorização e visibilidade dos sujeitos da EJA. A
pesquisa revelou a ausência de formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC e a
necessidade de alternativas que preencham tal lacuna. Os resultados e conclusões da pesquisa
evidenciaram que o software livre Auxilix tem relevante potencial para o exercício formativo in loco,
auxiliando os docentes nas práticas pedagógicas na EJA com o uso da TIC. Recomenda-se que o sistema
Auxilix seja implementado nos colégios da rede pública estadual de Conceição do Coité, em outros
espaços formativos do Território do Sisal/BA e para além dele.