Este estudo objetivou analisar as contribuições de uma ação de Educação Permanente em Saúde fundamentada no novo Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional no município de Iguatu - CE. A pesquisa teve abordagem qualitativa, se configurando como exploratório. Os participantes foram nutricionistas integrantes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), os quais participaram de encontros grupais correspondentes a diferentes fases da pesquisa-ação para coleta de dados, que corresponderam a três momentos (Diagnóstico, Programa/ação e Avaliação). A análise e interpretação dos dados do primeiro e terceiro momento foram de forma sistemática, entre a prática e a teoria. Especificamente, os resultados das entrevistas foram por categorização, buscando indicar a relevância e o significado das falas diante da vivência dos participantes. Para a identificação dos estilos de aprendizagem, seguiu-se o procedimento pontuação proposto no instrumento. Dos resultados observou-se que no primeiro momento de diagnóstico, quanto a situação do serviço de Vigilância Alimentar Nutricional (VAN) no município que o registro de dados nutricionais se restringe aos antropométricos, no entanto, não são utilizados para reflexão das atividades das próprias unidades de saúde ou para informação do SISVAN Web, demonstrando que as unidades não utilizam um diagnóstico do estado nutricional da população local. O segundo momento da ação, consistiu no desenvolvimento de um programa de Educação Permanente sob a ótica da metodologia da Educação Problematizadora que visou socializar os resultados do diagnóstico, contextualizar o tema, teorizar a VAN e seus fatores determinantes, bem como refletir e debater com os atores participantes as demandas da realidade local e seus temas geradores, estabelecendo ao final deste momento uma pactuação de ações a serem contempladas na agenda dos profissionais. Considera-se que a ação realizada em locus tenha sido um processo significativo inicial, para que possa solucionar a problemática de estruturação da VAN em tempo futuro. Por fim, o terceiro momento de avaliação, buscou verificar as principais mudanças geradas na prática dos nutricionistas sob os aspectos dos saberes adquiridos, onde os mesmos destacaram que a intervenção educativa gerou esclarecimento quanto às possibilidades no espaço de trabalho para realização da vigilância; da aplicabilidade das atividades propostas, enfatizando a motivação gerada para realização das atividades após a formação; e, da necessidade de revisão da agenda, há uma necessidade de reorganizar o processo de trabalho dos programas nutricionais, destacando a necessidade da presença de nutricionista para gestão dos mesmos. Concluiu-se que o estudo foi relevante, uma vez que viabilizou a formação dos profissionais envolvidos, os quais poderão contribuir
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com a construção de uma agenda coletiva junto aos demais profissionais da atenção básica, possibilitando a efetivação do setor. Ainda, em longo prazo, com a adoção de práticas de vigilância pelos profissionais, pela identificação do estado nutricional da população do município, gerando subsídios para intervenções nutricionais em busca da melhoria dos indicadores de saúde e nutrição, na perspectiva de fortalecer a cidadania, a Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável.