Esta pesquisa tem por objetivo a análise da concessão da rodovia BR-163, considerando as possíveis
implicações para ampliar a competitividade do setor de soja dos estados de Mato Grosso e Mato
Grosso do Sul. Esta proposição se justifica, sobretudo porque o pedágio, a priori, representa custo ao
transporte rodoviário. E a soja como parte das mercadorias primárias de baixo valor agregado, isto é,
produtos com negócios relacionados à escala de produção, em que a atuação se dá, especialmente, na
minoração dos custos finais, qualquer gasto acrescido a ela poderá comprometer a margem de lucro.
Esta pesquisa foi subsidiada por revisão bibliográfica e documental, utilizando a técnica da pesquisa
descritiva e explicativa, para identificar os principais componentes do custo do transporte rodoviário e
o impacto da rodovia concedida na competitividade do setor. Assim, foi feita uma análise comparativa
do custo do transporte de soja em rodovias pedagiadas e as economias com custos que são inerentes a
esta modalidade de transporte, decorrente da ótima condição da pavimentação asfáltica rodoviária.
Para perpetrar essa verificação, e contrapor os custos com pedágio, elencaram-se três variáveis, são
elas: (i) a economia com o combustível, (ii) a economia com o custo operacional e (iii) a economia
que se faz em menor desperdício de soja. O resultado encontrado após a quantificação das variáveis
econômicas apontou impacto positivo, com benefícios econômicos para o estado de Mato Grosso, no
entanto, esses ganhos não tiveram o mesmo impacto para o estado de Mato Grosso do Sul, visto que os
novos gastos com pedágios se equiparam às vantagens econômicas. As estimativas alcançadas
explicam-se por duas razões: a primeira, a pavimentação da BR-163, trecho localizado em MT
encontrava-se em condições de deterioramento mais avançado quando comparado ao trecho de MS; a
segunda encontra-se na diferença monetária de até 40% no valor do pedágio nos percursos BR-
163/MS e BR-163/MT. Assim, conclui-se que a concessão da rodovia (BR-163) diminuirá os custos
do transporte de soja em MT, tornando-se um mecanismo que ampliará na competitividade do setor
naquele estado, entretanto, a análise das mesmas variáveis demonstrou que a concessão não implicou
na promoção de competitividade para o setor de soja do estado de Mato Grosso do Sul.