A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um tema recorrente no âmbito das empresas ao longo da década de 1990. Há cada vez mais evidências de que uma postura ética pela empresa pode influenciar positivamente o comportamento do consumidor. A maioria dos estudos sobre a perspectiva do consumidor em relação à RSE tem sido realizada em países desenvolvidos. No entanto, os resultados dessas pesquisas não podem ser generalizados sem a devida validação. Além disso, as diferenças culturais podem ser as causas das diferentes percepções do consumidor e, consequentemente, da importância atribuída à RSE no comportamento de compra. Por esses motivos, este estudo adotou uma perspectiva cross- cultural, cujo objetivo foi analisar como a RSE é avaliada por consumidores brasileiros e peruanos, e qual é a relação dessa avaliação com a atitude e a intenção de compra desses consumidores frente às ações de RSE. Este estudo de natureza quantitativa é caracterizado como pesquisa explicativa, quanto aos fins, e como pesquisa de campo e bibliográfica, quanto aos meios. Para alcançar o objetivo proposto, será adotado o modelo desenvolvido por Parada et al. (2014), e os dados foram analisados por meio da análise fatorial confirmatória, modelo de equações estruturais, Teste T e Teste de Razão de Verossimilhança. Os resultados encontrados apontam que a atitude do consumidor brasileiro é influenciada por atividades socialmente responsáveis relacionadas à sociedade, que a intenção de compra é influenciada por ações de RSE direcionadas à sociedade e à concorrência, e que as atividades direcionadas aos empregados influenciam de maneira negativa a intenção de compra do consumidor brasileiro. Por sua vez, a atitude do consumidor peruano é influenciada por ações direcionadas à empresa, sendo que essas ações e as direcionadas à concorrência influenciam positivamente a intenção de compra do consumidor peruano. Acredita-se que a cultura possa explicar a diferença entre as reações dos consumidores de diferentes países, conforme resultado evidenciado por meio do Teste T e ratificado por meio do Teste de Razão de Verossimilhança. Além disso, a RSE revelou-se mais relevante para os consumidores peruanos, apesar de esta temática estar em um estágio mais avançado no Brasil. Isto significa que as empresas peruanas possuem um incentivo a mais para disseminar e profissionalizar as ações socioambientais. Portanto, esse estudo revelou, a partir da perspectiva do consumidor, específicas ações socialmente responsáveis que as empresas podem adotar para posicionarem-se de maneira estratégica no mercado, porque quanto maior for o apoio dos consumidores às ações valorizadas por eles, maior será o impacto da RSE em suas atitudes e intenções de compra.