A presente dissertação tem como tema os Direitos Humanos, com ênfase no Currículo escolar. O propósito do trabalho é entender como a Educação em Direitos Humanos está inserida no currículo escolar, segundo os documentos institucionais (PPP e Regimento e percepções de estudantes. O estudo aqui desenvolvido é parte de uma pesquisa macro intitulada “Políticas Públicas, Direitos Humanos, Justiça e Violência nas escolas”, desenvolvida pelo Observatório de Violências nas Escolas PUCPR e vinculado à Cátedra UNESCO “Juventude, Educação e Sociedade”. A metodologia de pesquisa se orientou na abordagem qualitativa tendo como principal procedimento a análise documental, comaplicação da analise de conteúdo (BARDIN,1977), na sistematização dos dados. Para tanto, buscamos analisar os Direitos Humanos nas politicas para a Educação Básica, estabelecendo relações entre as concepções dos documentos das escolas e nas percepções dos estudantes no que se refere ao tema O levantamento documental sobre as Políticas Nacionais para a Educação em Direitos Humanos destacou o PNEDH (2007, 2010) e as Resoluções nº. 4, de 13 de julho de 2010, e nº. 1, de 30 de maio de 2012. A pesquisa da fundamentação teórica permitiu o estabelecimento de um diálogo das análises de autores que estudam a respeito do tema, tais como: Bobbio (2004), Comparato (2008), Candau (2006, 2010), Piovesan (2004, 2006, 2013), Santos (2014), Eyng (2010, 2013), Sacristán (2000, 2008), Arroyo (2006), Gomes (2008), Silva (2007), Bourdie (1992, 2001), com os dados empíricos Os resultados apontam que apesar dos avanços nos campos normativo e institucional, pode-se afirmar que ainda existe uma série de lacunas entre o que está expresso na legislação e o que precisa ser, de fato, instituído para que todos tenham os seus direitos garantidos e protegidos. Na análise feita nos documentos das escolas da Educação Básica, tornou-se evidente que a inserção da temática ainda é tímida e que a relevância dos princípios da educação em Direitos Humanos ainda não é totalmente compreendida pelas escolas. Tal constatação pode ser percebida também pela fala dos estudantes, que não souberam responder à questão e não consideraram importante a inserção da educação nos documentos. Portanto, tanto nos documentos analisados observa-se que há fragilidade na inserção da temática no currículo, quanto nas respostas dos estudantes também indicam que não são trabalhados no currículo. Tal constatação pode ser percebida na fala dos estudantes, que não souberam responder à questão e não consideraram importante a inserção da educação nos documentos.