Partindo da premissa de que o ensino e a aprendizagem de Língua Estrangeira devem favorecer o contato com aspectos culturais de outros povos a fim de que os traços socioculturais que caracterizam os falantes se tornem, na verdade, aspectos relevantes para a compreensão mútua e a autovalorização esta pesquisa tem como objetivo mostrar a relação do trabalho intercultural com o processo comunicativo de ensino de leitura em língua estrangeira, relacionando a construção de identidades com a interação configurada nas práticas discursivas. Partindo deste pressuposto, a discussão neste trabalho concentra-se na relação entre língua e cultura no Livro Didático de Língua Estrangeira, tendo como base HYMES (1976) que considerava língua e cultura como duas dimensões interligadas, BYRAM (2002), que elaborou o modelo de Competência Comunicativa Intercultural e CHIANCA (2007) que considera a perspectiva intercultural rica em potencialidades educativas, uma vez que leva o aluno a uma redefinição da identidade materna e ao reconhecimento das diferenças entre outros. Apoiando-se na hipótese de que a leitura discursiva na perspectiva intercultural contribui para o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural, opta-se por analisar o livro didático que é destinado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Augusto Bernardino de Sousa, do município de Cajazeiras, no estado da Paraíba. A coleção referente ao Programa Nacional do Livro Didático 2012 – PNLD, corrobora com os Parâmetros Curriculares Nacionais ao enfatizar o papel comunicativo da língua, além de apresentar uma proposta de trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva discursiva de MARCUSCHI, (2005). A razão de focarmos no ensino de inglês na escola rural se deve ao fato de vivenciarmos, enquanto docente, as dificuldades e as necessidades da comunidade escolar no tocante ao desenvolvimento da competência comunicativa. Para tanto, procurou-se observar como as unidades do livro realizam o trabalho com os gêneros discursivos, com a seleção de textos autênticos, com o processo de interlocução e aproximação com o universo sociocultural dos alunos. Visando a construção do conhecimento de forma mais significativa percebe-se que as autoras buscam promover situações de ensino e aprendizagem com o uso de textos autênticos relacionados ao contexto sociocultural do aprendente que viabilizam a interlocução e o engajamento discursivo. Entretanto, em relação à abordagem intercultural, percebe-se que embora haja um equlíbrio na apresentação dos aspectos culturais tanto da língua-cultura materna quanto da língua-cultura estrangeira, o Livro Didático não contempla o contexto sociocultural do aprendente da escola rural. Os temas são generalizados e nivelados para o contexto público, seja rural ou urbano. Dessa forma, sente-se a necessidade de que a produção do Livro Didático favoreça o contato com aspectos culturais com outros povos de forma que também sejam apresentados os aspectos culturais relacionados à realidade sociocultural do contexto rural nordestino para que o aprendente possa compreender melhor a sua cultura, conscientizando-se sobre seu lugar como cidadão apto a agir no mundo.