O espaço escolar é favorável para a atuação dos profissionais de Promoção e
Educação em Saúde, quer seja na prevenção ou na orientação de diversos temas
conectados a saúde. Os mais distintos temas podem e devem ser abordados, tais
como higiene, saneamento, nutrição, prevenção de doenças, cuidados com corpo e
nesta pesquisa, especificamente, o tema postura corporal será explanado. O
objetivo geral é investigar a utilização da tecnologia, no caso o livro infantil, no
auxílio ao processo ensino-aprendizagem e na aquisição do conhecimento de
escolares no que se refere à orientação postural. Este estudo se caracteriza como
uma pesquisa ação e utilizou-se de recursos advindos, predominantemente, da
abordagem qualitativa. Foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental situada no bairro Cidade 2000, na Regional II do município de
Fortaleza, Ceará, nordeste do Brasil e foi composta inicialmente por 29 alunos do 3º
ano do ensino fundamental, dos gêneros feminino e masculino, com idades entre
oito e 10 anos. A coleta de dados deste estudo se deu por meio de preenchimento
de formulário sobre o perfil do participante; avaliação diagnóstica acerca dos hábitos
posturais; utilização de um livro infantil como recurso educativo para o ensino de
hábitos posturais; observação participante e não participante dos alunos; e
finalmente, entrevista estruturada. A análise dos dados foi realizada, por meio da
análise temática de Minayo. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética
em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Os principais resultados apontam
que: 50% dos envolvidos eram do sexo feminino e 50% masculino; 60% das
crianças apresentavam 08 anos, 35%, 09 anos e 5%, 10 anos de idade; 65% das
crianças sentam com as costas retas encostadas na cadeira, 80% posicionam a
tuberosidade isquiática na cadeira, sem escorregar para frente e 50% alcançam os
pés totalmente no solo e permanecem com as costas retas; 95% selecionaram a
opção que as costas permanecem retas ao sentar; 35% mantém os pés afastados
um do outro quando estão em pé, 85% posicionam a cabeça olhando para frente;
60% carregam a mochila nas costas com as duas alças uma em cada ombro; ao
apanhar objeto do solo somente 30% flexionam os joelhos; 75% dos escolares
modificam um objeto de lugar, de frente para ele, segura com as duas mãos e gira
com o objeto próximo ao corpo; 40% dormem em decúbito lateral; perceberam que
postura é ter equilíbrio e realizar as orientações corretamente para evitar futuras
dores nas costas. No que diz respeito à aprendizagem com o auxílio do livro infantil
utilizado as crianças relataram que ficou mais fácil porque o material possui
ilustrações. Conclui-se que o livro infantil colabora no aprendizado sobre postura
corporal correta a ser utilizado no cotidiano do escolar, tornando-se relevante na
prevenção de futuras alterações posturais e algias músculo-esqueléticas.