Resumo:
SAMPAIO, Nilze. Do cinema à educação: Trânsitos musicais na concepção de videoaulas. 2016. 146
fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.
Esta pesquisa teve como objetivo fazer o estudo da concepção musical de videoaulas a partir
dos usos musicais do cinema, utilizando-se como referência principal os conhecimentos de
Michel Chion, por meio das obras “A audiovisão” (2011) e “La música en el cine” (2014).
Embasaram também este estudo, no que se refere: à estrutura da linguagem cinematográfica,
Martin (2013) e Mascelli (2010); à semiótica discursiva, Barros (2005) e Souza (2015, 2008,
2006); à arte e educação, Duarte (2000); à educação a distância, Litto (2010), Santos,
Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); à videoaula, Santos, Fassbender e
Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron (2011, tradução 2012),
Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009), Vargas, Rocha e Freire
(2007). A presente pesquisa se justificou pela mudança que vem ocorrendo no âmbito da
educação, fortemente influenciada e dinamizada pelas tecnologias da informação e da
comunicação, e ainda pela necessidade de unir a estética à educação, em busca de processos
de ensino-aprendizagem que considerem as particularidades humanas, incluindo a dimensão
do sentir nesse processo. Para a análise realizada foi utilizado o percurso gerativo de sentido,
conforme a semiótica discursiva, e dois instrumentos criados pela pesquisadora que foram o
Mapa sonoro/musical e a Lista sintética dos usos musicais. O Mapa sonoro/musical procurou
identificar de um modo geral o discurso e questões didáticas, e de um modo específico,
aspectos musicais como a questão das dominantes sonoras, dos usos musicais e dos pontos de
utilização e sincronização da música na produção de sentido. Na Lista sintética dos usos
musicais foram apresentados os usos musicais segundo Chion, a descrição e a exemplificação
respectiva, inclusive com indicação de links na internet. Também para auxílio na análise foi
definida uma tipologia de videoaulas em que foram identificadas semelhanças nas estruturas
das videoaulas disponíveis na internet, chegando-se à seguinte classificação: videoaula
informativa/ instrutiva, videoaula educativa modelo presencial e videoaula educativa com
recursos de pós-produção. Mediante esses conhecimentos buscou-se esclarecer a questão de
“Como a música pode ser utilizada na concepção de videoaulas, a partir dos seus usos no cinema?”. Percebeu-se após as análises que a presença da música varia conforme o tipo de
videoaula e o seu momento de utilização. Assim, nas videoaulas com maior variedade de
recursos discursivos, como os tipos videoaula informativa/ instrutiva e videoaula educativa
com recursos de pós-produção, notou-se maior presença da música para a materialização do
discurso. Inversamente, nas videoaulas com menor variedade desses recursos, notou-se uma
menor presença musical, como no tipo videoaula educativa modelo presencial. Quando a
música é pensada na concepção da videoaula, de um modo geral, também é maior sua
possibilidade de uso do que quando trabalhada na videoaula já gravada. Esses são processos
de trabalho distintos, mas que deverão ter em vista o uso da música para reiteração e
materialização do discurso. Os usos musicais mais frequentes foram: continuidade e fluência
do filme; representação simbólica; continuidade e descontinuidade dos planos sonoros;
sincronização; temporalização da imagem; coestruturação e coirrigação; e movimentação das
imagens. Diante do exposto, concluiu-se que a música é um recurso pedagógico, um
componente discursivo da videoaula que pode ser utilizado para a sua coestruturação e para
questões audiovisuais fundamentais, possibilitando uma educação estética.
Abstract:
SAMPAIO, Nilze. Do cinema à educação: Trânsitos musicais na concepção de videoaulas.
From the movie to the education: musical Transits in the design of video classes. 2016. 146 fls. Thesis
(Mester´s Degree in Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.
This research aims to study the musical conception of video lessons from the musical movie
uses, using as main reference the knowledge of Michel Chion , through the works "The
audiovision" (2011) and "La music en el cine" (2014). Also underlie this study, with regard
to: the structure of film language, Martin (2013) e Mascelli (2010); the discursive semiotics,
Barros (2005) e Souza (2015, 2008, 2006); the art and education, Duarte (2000); the distance
education, Litto (2010), Santos, Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); the video
lesson, Santos, Fassbender e Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron
(2011, tradução 2012), Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009),
Vargas, Rocha e Freire (2007). This research may be justified by the change that occurred in
education, strongly influenced and energized by information and communication
technologies, and also the need to unite the aesthetic education in search of teaching- learning
processes that consider the human particularities, including the size of the feeling within this
process. For the analysis, the researcher used the generative course of meaning, as the
discursive semiotics, and two instruments created by the researcher, the sound / musical map
and synthetic list of musical uses. In general, the sound`s/music`s Map sought to identify its
discourse and educational issues. In a specific way, musical aspects such as the question of
sound dominant, the musical uses and points of use, and synchronization of music in the
production of meaning. In the synthetic list of musical uses, the investigator presented
musical uses second Chion, the description and their exemplification, including referral links
on the internet. Also, the investigator aided in the analysis a set of video classes typology,
where similarities were identified in the video classes of structures available on the internet,
coming to the following classification: informative video lesson/instructional, educational
video lesson classroom model and educational video lesson with post- production capabilities.
Through this knowledge we sought to clarify the issue of "How music can be used in the
design of video classes, from its uses in the movies”? After the analysis, the investigator
noticed that the presence of music varies according to the type of video lesson and its time of
use. Thus, in the video classes with greater variety of discursive resources, such as the types video lesson informative/instructive and educational video lesson with post-production
resources, the investigator noticed a greater presence of music for the materialization of
speech. Conversely, the video classes with less variety of these resources, there have been a
minor musical presence, as the educational video lesson type classroom model. In general,
when the music is designed in the design of video lesson, there ia also a greater possibility of
use than when worked into video lesson already recorded. These are working processes
differences, but that should be directed to the use of music for reiteration and materialization
of speech. The most common musical uses were: continuity e movie streaming; symbolic
representation; continuity and discontinuity of sound plans; synchronization; temporality of
the image; coestruturação and coirrigação; and moving images. Given the above, the
investigator concluded that music is an educational resource. Also, a discursive feature video
lesson that can be used for its coestruturação and fundamental audiovisual issues, providing
an aesthetic education.
Film Music; Musical design. Video lessons. Distance education.