Sinfonia MUSDAN faz menção às iniciais do título desta pesquisa, tal como
encontram-se em destaque, e trata da intenção de se fazer MUSicalizar a DANça com
vistas a satisfazer as necessidades musicais desta área de conhecimento, levando
em consideração as vivências na disciplina “Música e Dança” do curso de Licenciatura
em Dança da UFPA. Destaca-se como objetivo geral: Investigar formas de conceber
um ensino e aprendizagem a partir do estudo das possibilidades de movimento do
corpo, em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos em
dança. Para tanto, foram experimentadas em laboratório formas de relacionar Dança
e Música em um só fazer, entrelaçando Fatores de Movimento (LABAN, 1989) e
Parâmetros do Som (SCHAFER, 1991), de modo que alguns elementos da música
fossem compreendidos através dos movimentos do corpo, da própria dança. Para
isso, foram aplicadas as perspectivas e princípios de autores como: Klauss Vianna,
Ciane Fernandes, que falam sobre consciência corporal e estudo dos movimentos
corporais; Fayga Ostrower, Lenora Lobo e Cássia Navas e Sonia Rangel, que falam
sobre processos de criação; Jaques- Dalcroze, Marisa Fonterrada, Teresa Mateiro e
Beatriz Ilari, que falam sobre as pedagogias em educação musical; Maria Fux, Maria
Mommensohn e Paulo Petrella, que falam sobre a relação entre música e dança. Além
destes, utiliza-se Bakhtin, como um meio para que se faça compreender a concepção
de diálogo estabelecida entre as duas artes. A pesquisa revelou caminhos para uma
apropriação da música pela dança e por meio dela, tanto para professores, quanto
para alunos, artistas da dança e coreógrafos, de modo que estes possam desfrutar
conscientemente de outras possibilidades de pensar seus processos.