RUBIANO ARROYO, Laura Janeth. Treinamento: anatomia actancial. Um estudo
sistematizado da cinesiologia, da biomecânica e das ferramentas didáticas das artes cênicas
para o trabalho do atuante. 2016. 232 fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de PósGraduação
em Artes, UFPA, Belém.
Este trabalho de investigação artístico-científica cria um treinamento corporal baseado no estudo
anatômico e cinesiológico efetuado pela autora, de alguns teóricos da dança e do teatro do século
XX referentes a: Vsévolod Meyerhold, Étienne Decroux, Tatsumi Hijikata, Kazuo Onho,
Eugenio Barba e Pina Bausch, mormente no que tange as suas ferramentas didáticas voltadas ao
desempenho dessa arte cênica, o qual permita aperfeiçoar as capacidades físicas do atuante
compreendidas como a força-resistência, flexibilidade e elasticidade, objetivando dirimir ou
prevenir as lesões apresentadas no âmbito do sistema músculo-esquelético das costas. O texto
apresenta estudos comparativos de anatomia, feitos pela autora, ligados aos conceitos de
anatomia actancial e da adaptação patológica social. Ademais, os temas encontrados e criados
durante a investigação apontam para o fato de que as ferramentas de ensino, quando inerentes ao
trato de peculiaridades anatômicas, vinculam-se aos sistemas psicofísicos e de energia
originados, açambarcados e nutridos pelo organismo em treinamento. A partir desses sistemas,
surgem prospectos alicerçados na anatomia do movimento, nas lesões da coluna vertebral e a
pedagogia e a didática da formação actancial no treinamento de teatro e de dança, em um contexto
examinado acorde a sua integralização orgânica psicofísica. Em seu maior escopo, aqui,
empenha-se, por meio da linguagem cênica e da pedagogia do treinamento actancial, lidar como
tratáveis as lesões músculo-esqueléticas das costas, assim como preveni-las durante o
desempenho, exploração, laboratório e trabalho cênico do atuante.
Palavras-chave: Anatomia. Arte cênica; Treinamento; Cinesiologia; Coluna vertebral.