A charge é uma forma de linguagem capaz de auxiliar no ensino da geografia escolar e sua
inserção nos livros didáticos contribui para um melhor entendimento de fenômenos naturais e
sociais em diversas escalas. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a
utilização da charge no ensino de geografia, através dos livros didáticos adotados no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, e como objetivos específicos:
mensurar o uso da charge nas coleções de livros didáticos de Geografia do Ensino Médio;
identificar quais tipos de conteúdos são trabalhados nas charges presentes nos livros didáticos
de Geografia do Ensino Médio e verificar as estratégias metodológicas utilizadas para
explorar as charges nos mesmos. A metodologia adotada pautou-se no levantamento
bibliográfico, em que se identificou a contribuição de Alarcão (2001), Alves (2011), Andrade
(2011), Betega (2011), Cagnin (1994), Callai (2003, 2013), Cavalcanti (2002, 2010, 2012),
Costella (2014), Flôres (2002), Lago (1999), Mattos (2010), Miani (2001), Silva (2007),
Tomita (2012), Torres (2012), Zabala (1998) e outros autores que contribuem para o estudo
do tema. Além disso, a pesquisa pautou-se ainda na análise de conteúdo das coleções de livros
didáticos segundo Bardin (1977). Após as etapas e a execução dos procedimentos
metodológicos, constatou-se que a charge é um recurso didático com elevado potencial de
utilização no ensino de Geografia, pois ela possibilita a discussão e reflexão de diversos temas
como Meio Ambiente, Geografia Política, Geopolítica, bem como Geografia Urbana.
Ademais, a pesquisa revelou que as charges nos livros didáticos são utilizadas,
principalmente, na introdução dos conteúdos no decorrer dos capítulos e nas atividades ou
exercícios propostos. Constatou-se ainda que elas são utilizadas para se trabalhar, sobretudo,
conteúdos conceituais.Além disso, outro dado relevante diz respeito a pouca variedade de
estratégias metodológicas propostas pelos autores das coleções analisadas na pesquisa. Na
maioria das vezes, as charges são utilizadas para resolução de exercícios propostos, ou seja,
como texto complementar ao conteúdo tratado no capítulo ou numa seção adquirindo caráter
ilustrativo.