A formação de engenheiros ganha relevância nas perspectivas dos Estudos de Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS), porque a atuação desses profissionais está ligada à ideia de
progresso, pois, é importante que sua formação colabore para uma compreensão social da
ciência e tecnologia que considera os antecedentes e consequências sociais do avanço
científico e tecnológico. Portanto, o objetivo desse trabalho é identificar a visão de ciência e
tecnologia que se propaga no âmbito das atividades de iniciação científica de estudantes de
Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de
Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e suas relações com a sociedade. A região sul do estado de
Minas Gerais, onde o IFSULDEMINAS está localizado, destaca-se no setor agrário. Assim,
justifica-se o estudo sobre CTS na formação de engenheiros agrônomos para atender a
demanda por profissionais com competências interdisciplinares a fim de buscar um
desenvolvimento rural e regional não somente sob as perspectivas econômica, mas também
sob as perspectivas social e cultural. Para o desenvolvimento deste estudo foram analisadas as
atividades de pesquisa do Programa Institucional de Iniciação Científica, realizadas entre os
anos de 2012 e 2014. A partir da análise documental dos projetos e relatórios dos bolsistas do
curso de Engenharia Agronômica, identificaram-se as visões sobre as relações CTS contidas
nas pesquisas. Os dados levantados permitiram a verificação dos temas abordados nas
pesquisas do universo investigado a partir da identificação dos seus objetos e objetivos de
estudo, os quais estão relacionados à cafeicultura, plantas daninhas, cereais, fruticultura,
silvicultura, olericultura, zootecnia, irrigação e estatística experimental. A partir do critério de
neutralidade da ciência e da tecnologia, foi possível realizar uma divisão das pesquisas em
dois grupos: Grupo 1 - Foco na C&T com pesquisas estritamente técnicas e Grupo 2 - Foco na
Sociedade com pesquisas com viés social. Após a divisão por grupo, foi possível a
classificação da visão de CTS presente em cada pesquisa, a partir da abordagem das quatro
visões CTS propostas por Feenberg – Determinismo, Instrumentalismo, Substantivismo e
Teoria Crítica. Os resultados apresentaram equilíbrio entre os grupos, porem uma grande
incidência da visão do Determinismo que concebe a C&T como neutra e autônoma, mas
demonstram que a instituição tende a superar a visão tradicional de ciência e tecnologia.