Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PRÁTICAS, ESPAÇOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA DA NATIVIDADE MARINHO CAMARA
DISSERTAÇÃO
29/03/2016

Este estudo registra os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as práticas de leitura desenvolvidas no Ensino Fundamental em escolas públicas. Pra tanto, a pesquisa mostra que a leitura é um instrumento valioso no processo de formação do sujeito leitor. Na realidade, as professoras em exercício no 5º ano do Ensino Fundamental vêm se deparando, no dia a dia, com alunos que trazem experiências nas mais variadas formas em relação à leitura de mundo. Entretanto estes não apresentam habilidades necessárias para a aprendizagem dos conteúdos nas diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Mediante esta realidade, levantou-se a seguinte questão de pesquisa que direcionou este trabalho: Quais práticas de leitura são desenvolvidas em escolas do Ensino Fundamental na perspectiva de diferentes sujeitos? Visando a responder a essa indagação, tem-se como objetivo geral, investigar as práticas de leitura desenvolvidas em escolas de Ensino Fundamental, considerando os sujeitos (professoras) envolvidos no processo. Para tanto, apoiamo-nos em autores como: Canário (2005), Zilbermam (2009) e Martins (2012), os quais apontam que a escola vivencia uma crise de leitura, sendo necessário discutir as condições de efetivação das práticas de leitura na escola; e nos estudos de Freire (2011), Antunes (2005) e Geraldi (2004) por abordarem a importância de vivenciar momentos de leitura, concebendo-a como um processo de interação. Para dar conta das questões presentes na pesquisa, utilizou-se os procedimentos metodológicos que norteiam a pesquisa qualitativa, como observação direta; e entrevista semiestruturada envolvendo quatro professoras que lecionam no 5º ano em escolas da rede estadual e municipal de ensino, enfatizando, principalmente, o seu trabalho com o ensino. Agrupou-se os dados coletados nas escolas pesquisadas nas seguintes dimensões de análise: caracterização, prática docente de mediação de leitura e formação do leitor na escola, a expectativa das professoras em relação à leitura na escola e ao papel da biblioteca como espaço privilegiado nas práticas de leitura escolar. Os achados da pesquisa revelaram que as práticas de leitura que permeiam na escola são constituídas por meio do conhecimento acadêmico; elas buscam se espelhar em modelos do seu processo de escolarização e experiências vividas, por isso existem situações em que não atendem as necessidades dos alunos. Verifica-se, portanto, a necessidade de metodologias e projetos voltados para a promoção da leitura juntamente com a biblioteca da escola para que o leitor possa usufruir de forma prazerosa.

Práticas de leitura;Escola;Ensino Fundamental.
This study reveals the results of a qualitative research about reading practices developed in public elementary schools. To this end, the research shows that reading is a valuable tool in the individual reader training process. Actually, the active teachers from 5th grade of elementary school have been facing, day by day, students with different ways of experiences about reading of the world. However, they do not have the necessary skills to learn the lessons contents in different scholar subjects of curriculum. Through this reality, it emerged a question of research that guide this thesis: Which reading practices are developed in Elementary Schools in perspective of different individuals? Aiming to solve this question, we intend, as general objective, to investigate the reading practices developed in Elementary Schools considering the individuals (teachers) involved in this process. For this purpose, we use as theoretical basis: authors such as Canário (2005), Zilbermam (2009) and Martins (2012), which affirm that the school is experiencing a reading crisis, and it is necessary to discuss the conditions of effective practices of reading in the school; and studies of Freire (2011), Antunes (2005) and Geraldi (2004), that talks about the importance of live living reading moments, conceiving it as a process of interaction. Aiming to achieve our goals, we used the methodological procedures that guide a qualitative research, as direct observation; and a semi-structured interview involving four teachers from 5th grade in schools of state and municipal system, emphasizing, mainly, their teaching work. The data collected at the researched schools were grouped in the following analysis dimensions: characterization; teaching practice of reading mediation and formation of readers in school, the expectation of teachers in relation to reading at school and to the role of library as a privileged space in the practices of reading at school. The research findings shows that reading practices that permeate the school are constituted by academic knowledge; they aim to be reflected in types of their schooling process and lived experiences, that is why there are situations that do not meet the students needs. Therefore, it appears the necessity of methodologies and projects aiming to reading promotion along with school library, in order to readers enjoy a pleasure experience.
Reading practices;School;Elementary School.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
As práticas de Leitura em espaço escolares e não escolares e os modos de ler dos sujeitos

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Sim
Nome Categoria
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim