Em uma perspectiva sócio-discursiva, fundamentada em uma concepção de linguagem como atividade interativa e de leitura como ato enunciativo, esta pesquisa apresenta uma análise sobre dois processos distintos de leitura: a silenciosa e a oral com ritmo e contorno melódico. Tendo em vista o caráter processual desta investigação, o procedimento metodológico – entrevista semiestruturada e interpretações textuais impressas com dois grupos distintos de sujeitos - permitiu pela triangulação com teorias advindas da linguística, da literatura e da música, alcançar a abrangência necessária ao estudo proposto: Ao utilizar musicalidade, isto é, colocar ritmo e contorno melódico na leitura oral, pode-se afirmar que há duas dimensões de leitura: a oral e a silenciosa. Em ambos os atos há busca de sentido e é o sujeito leitor – posicionado e afetado pelo contexto - com sua aspectualização social e pática que torna os dois atos de leitura distintos ao identificar as consequências e o “porque se lê” como determinantes para cada processo.
This study was developed in a socio-discursive perspective, based on a conception of language as interactive activity, and reading as enunciative act. It presents an analysis of two different reading processes: the silent and oral with rhythm and melodic tone, in a sociodiscursive perspective, based on a conception of language as interactive activity, and reading as enunciative act. Considering the procedural nature of this investigation, the methodological procedure - semi-structured interviews and printed textual interpretations, done with two
different groups of subjects, enabled, by triangulation with theories arising from linguistic, achieving the necessary scope for the proposed study. When using musicality, that is to say, with the use of rhythm and melodic tone in oral reading, it can be said that there are two distinct dimensions of reading: the oral and the silent. One both acts there is search for meaning, and it is the reader - positioned and affected by context - with its social and pathic aspectualization, which makes them two distinct acts of reading when we identify the
consequences of reading and "why we read" as determinants for each process.