Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
LETRAS (32008015001P1)
DA INTIMIDADE DA LEITURA SILENCIOSA À MUSICALIDADE NA LEITURA ORAL: uma discussão sobre as características e a finalidade desses dois modos de ler
EMANUELA FRANCISCA FERREIRA SILVA
TESE
18/03/2016

Em uma perspectiva sócio-discursiva, fundamentada em uma concepção de linguagem como atividade interativa e de leitura como ato enunciativo, esta pesquisa apresenta uma análise sobre dois processos distintos de leitura: a silenciosa e a oral com ritmo e contorno melódico. Tendo em vista o caráter processual desta investigação, o procedimento metodológico – entrevista semiestruturada e interpretações textuais impressas com dois grupos distintos de sujeitos - permitiu pela triangulação com teorias advindas da linguística, da literatura e da música, alcançar a abrangência necessária ao estudo proposto: Ao utilizar musicalidade, isto é, colocar ritmo e contorno melódico na leitura oral, pode-se afirmar que há duas dimensões de leitura: a oral e a silenciosa. Em ambos os atos há busca de sentido e é o sujeito leitor – posicionado e afetado pelo contexto - com sua aspectualização social e pática que torna os dois atos de leitura distintos ao identificar as consequências e o “porque se lê” como determinantes para cada processo.

Leitura oral e silenciosa. Musicalidade. Ritmo e Contorno Melódico. Sujeito Leitor. Aspectualização social e pática.
This study was developed in a socio-discursive perspective, based on a conception of language as interactive activity, and reading as enunciative act. It presents an analysis of two different reading processes: the silent and oral with rhythm and melodic tone, in a sociodiscursive perspective, based on a conception of language as interactive activity, and reading as enunciative act. Considering the procedural nature of this investigation, the methodological procedure - semi-structured interviews and printed textual interpretations, done with two different groups of subjects, enabled, by triangulation with theories arising from linguistic, achieving the necessary scope for the proposed study. When using musicality, that is to say, with the use of rhythm and melodic tone in oral reading, it can be said that there are two distinct dimensions of reading: the oral and the silent. One both acts there is search for meaning, and it is the reader - positioned and affected by context - with its social and pathic aspectualization, which makes them two distinct acts of reading when we identify the consequences of reading and "why we read" as determinants for each process.
Silent and Oral reading. Musicality. Rhythm and melodic tone. Sujeito Leitor. Social and pathic aspectualization.
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PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Contexto

LINGUISTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
ESTRUTURA FORMAL E CONCEITUAL DA LINGUAGEM
UMA VISÃO INTEGRADA DA COGNIÇÃO HUMANA : CORPO, CÉREBRO, MENTE, LINGUAGEM, SIGNIFICAÇÃO - PROJETO INTERDISCIPLINAR E INTERINSTITUCIONAL - FASE II

Banca Examinadora

HUGO MARI
Sim
Nome Categoria
JANE QUINTILIANO GUIMARAES SILVA Docente
MARIA ANGELA PAULINO TEIXEIRA LOPES Docente
PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA Participante Externo
CLOVIS SALGADO GONTIJO OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim