Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
REDE DE INTERAÇÕES COMO POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES E VOCAÇÕES NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA
FERNANDA SERPA CARDOSO
TESE
08/06/2016

A nova dimensão sobre processos biotecnológicos tem sido foco de debate, uma vez que os mesmos têm sido utilizados como investimento na qualidade de vida humana. Indivíduos criativos, com vocação científica e/ou com altas habilidades (AH/SD) são importantes para o avanço dessa área de relevância mundial. Nesse sentido, as políticas públicas de inclusão são direcionadas para os alunos com AH/SD, não só por suas necessidades especiais, mas também, por apresentarem potencial elevado e grande envolvimento com diversas áreas do conhecimento humano. Em um encontro nacional sobre o tema, alunos com AH/SD produziram uma declaração ressaltando necessidades tais como apoio de Universidades e Empresas para o desenvolvimento do seu potencial. A partir destas demandas foi levantada a hipótese de que uma Rede de Interações, com a integração de ambientes de pesquisa e trabalho empresarial e a universidade, representada por seus professores/pesquisadores juntamente com alunos de pós-graduação e graduação, em interação direta com escolas, poderia ser capaz de contribuir no desenvolvimento de pessoas com altas habilidades e vocações científicas na área da Biotecnologia. Para tal, foram selecionados, ao longo de três anos de pesquisa, alunos do Ensino Médio oriundos de Escolas Públicas e identificados por seu perfil de altas habilidades, para participarem de diversas atividades de enriquecimento curricular relacionadas à Rede de Interações, totalizando 340 encontros. Ao longo da pesquisa, as atividades foram ampliadas para pais, professores, alunos com altas habilidades do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio sem perfil para altas habilidades. A eficácia e a relevância das atividades da Rede de Interações, para os diversos públicos atendidos, foram verificadas através da aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas não estruturadas focadas. Os resultados obtidos a partir da análise dos instrumentos de coleta apontam que os indivíduos com altas habilidades possuem poucos espaços de discussão sobre ciência, assim como seus professores e pais não conseguem auxiliá-los em suas demandas específicas nessa área. Uma vez oferecidas as atividades, percebe-se o envolvimento e a participação, assim como o desenvolvimento dos alunos. Também é necessário o investimento de espaços que discutam o perfil, a identificação e o atendimento aos alunos com altas habilidades, para pesquisadores, professores da Educação Básica, alunos universitários e pais. O envolvimento de alunos que não foram identificados com perfil de altas habilidades nas atividades propostas, sugere que deve-se investir na ampliação de espaços de divulgação científica para o público da Educação Básica que apresente vocação científica na área da Biotecnologia, e que Redes de Interações Empresa/Universidade/Escola podem contribuir nessa tarefa.

Divulgação científica – enriquecimento currricular – superdotados – interação empresa/universidade – educação básica
The new dimension of biotechnological processes have been the focus of discussion, once they have been used as an investment in the quality of human life. Creative individuals with scientific vocation and / or high skills (AH/SD) are important for the advancement of this area of global relevance. Therefore, public inclusion policies are directed to students with AH / SD, not only for their special needs, but also because they present high potential and great involvement in several areas of human knowledge. In a national meeting on the topic, students with AH / SD produced a statement emphasizing needs such as supporting universities and companies for the development of their potential. On the basis of these demands, the hypothesis that Interactions Network, with the integration of research environments and corporate work and the university, represented by their teachers / researchers with graduate and undergraduate students in direct interaction with schools, was raised and might be able to contribute to the development of people with high skills and scientific vocations in the field of Biotechnology. To this end, we selected over three years of research, high school students from public schools and identified by their high profile skills, to participate in diverse curricular enrichment-related activities Interactions Network, amounting 340 meetings. Throughout the research, the activities were extended to parents, teachers, students with high skills of elementary school and high school students no profile for high skills. The effectiveness and relevance of the activities of Interactions Network were verified by applying semi-structured questionnaires and unstructured interviews and not focused, for numerous served audiences. The results collected from the analysis of collection devices indicates that individuals with high skills have few spaces for the discussion over science, as well as their teachers and parents can not help them in their specific demands in this area. Once the activities are offered, one sees the involvement and participation, as well as the development of students. Not only the investment on places to discuss the profile is necessary, but also the identification and assistance to students with high skills, for researchers, Basic Education teachers, university students and parents. The involvement of students who were not identified with profile high skills in the proposed activities, suggests that one should invest in the expansion of science communication areas to the public of Basic Education to present scientific vocation in the field of Biotechnology, and Interaction Networks company / University / School can contribute to this task.
Scientific Dissemination - curricular enrichment - gifted - interaction company / university - Elementary and Middle School
01
272
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
INCLUSÃO SEM EXCLUSÃO: COMO (IN)FORMAR UTILIZANDO DIFERENTES PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

Banca Examinadora

CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU
Sim
Nome Categoria
IZABEL CHRISTINA NUNES DE PALMER PAIXAO Docente
LUCIANNE FRAGEL MADEIRA Docente
ROBERTA PEREIRA MIRANDA FERNANDES Participante Externo
TANIA CREMONINI DE ARAUJO-JORGE Participante Externo
GUTEMBERG GOMES ALVES Docente
HELENA CARLA CASTRO CARDOSO DE ALMEIDA Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 36
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Programa de Extensão Universitária (ProExt) 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Outros
Sim