Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
BIOTECNOLOGIA E INOVAÇÃO: IDENTIFICANDO VOCAÇÕES CIENTÍFICAS E ALTAS HABILIDADES
WAISENHOWERK VIEIRA DE MELO
TESE
25/02/2016

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a “Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade." Esses conhecimentos envolvem a capacidade de compreender diferentes processos e de interferir sobre os mesmos, para que possam ser modulados no intuito de obter produtos úteis ao homem. Com isso, indivíduos criativos, com vocação e/ou com altas habilidades nesse campo são de grande valia para o crescimento e progresso dessa área de importância nacional e mundial. Apesar da importância reconhecida, segundo a literatura os indivíduos com vocação e/ou altas habilidades não têm sido estimulados no ambiente escolar. Tal fato torna-se um caráter preocupante, pois o país necessita de pessoal qualificado, em especial nas áreas científicas, e de tecnologia de ponta, como a Biotecnologia, existindo uma falta de políticas de atendimento para os indivíduos com altas habilidades, que poderiam ser qualificados/estimulados para ajudar a produzir e gerir produtos oriundos destas tecnologias. Deste modo o objetivo deste trabalho foi produzir um material didático, com base em Biotecnologia, capaz de ajudar ao professor a identificar alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio com altas habilidades ou/e com vocação para a Ciência, bem como incentivar o interesse pela área biotecnológica. Os principais resultados foram que a influência maior na escolha da carreira é exercida pelos professores, estes fazem poucas aulas práticas com experiências didáticas, o material construído (kit) foi capaz de evocar comportamentos de altas habilidades e podemos concluir que o kit tem potencial para ser mais uma ferramenta na identificação de alunos com altas habilidades, bem como, servir para estimular o interesse pelas carreiras científicas.

Biotecnologia;Educação Básica;Formação de Professores;Kit Didático
According to the United Nations (UN) the "Biotechnology is defined by the use of knowledge about biological processes and on the properties of living beings, in order to solve problems and create useful products." These knowledge involve the ability to understand different processes and interfere with them, so they can be modulated in order to obtain products useful to man. Consequently, creative individuals with a vocation and / or high ability in this field are of great value to growth and progress of this area of national and global importance. Despite the acknowledged importance, according to the literature individuals with a vocation and / or high abilities have not been encouraged in the school environment. such fact takes character worrying because the country needs qualified personnel especially in science, and technology, such as biotechnology, there is a lack of policies to assist for individuals high ability, which could be qualified / encouraged to help produce and manage products from these technologies. Thus the objective of this work was to produce educational material able to help identify and can be used to encourage elementary school students and high school, be they with high skills or / and vocation to care about biotechnology field. The main results were that most influence on career choice is exercised by teachers, these are few practical lessons with didactic experiences, built equipment (kit) was able to evoke behaviors of giftedness and we can conclude that the kit has the potential to be one more tool to identify high ability students and serve to stimulate interest in scientific careers.
Biotechnology;Basic Education;Teacher Training, Teaching Kit
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
INCLUSÃO SEM EXCLUSÃO: COMO (IN)FORMAR UTILIZANDO DIFERENTES PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

Banca Examinadora

CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU
Sim
Nome Categoria
LUIZ ANTONIO BOTELHO ANDRADE Participante Externo
NEUZA REJANE WILLE LIMA Participante Externo
MARIA CLARA SODRE SALGADO GAMA Participante Externo
EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES Participante Externo
HELENA CARLA CASTRO CARDOSO DE ALMEIDA Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Programa de Extensão Universitária (ProExt) 36

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim