Este estudo apresenta como foco de interesse a formação do professor de Geografia, levando em consideração os currículos dos Cursos de Geografia da UERN, ou seja, o Curso do Campus Central em Mossoró-RN e do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), localizado em Pau dos Ferros/RN. Interessamos-nos em saber as especificidades de cada Curso, a contribuição destes na formação docente, assim como as implicações para a prática dos professores egressos dos Cursos no Ensino Médio. O objetivo geral é analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Geografia da UERN, enfocando a dimensão da formação docente inicial e a prática no Ensino Médio. Para alcançar os objetivos, utilizamos o método comparativo para analisar os currículos dos Cursos. Analisou-se também obras científicas para dar embasamento teórico-metodológico, a citar: Callai (2003, 2014); Guerrero (2007); Tardif (2011); Straforini (2008); Pimenta (2002); Pontuschka (2007); Moreira (1997, 1999); Sacristán (2000); and Brasil (1997, 1998, 2000, 2008). Em 2015, entrevistou-se 01 (um) docente de cada Curso, para analisar como estes avaliam o Curso. Entrevistou-se também 03 (três) egressos do Curso Geografia/Campus Central e 03 (três), do Curso Geografia/CAMEAM, todos professores da rede básica de ensino. Além da entrevista, observou-se 02 (duas) horas/aula no 3º ano do Ensino Médio, de cada um desses professores, para verificar a prática docente. Pôde-se constatar que os currículos apresentam poucas distinções e, principalmente, que os Cursos têm algumas dificuldades na relação teoria-prática, Geografia escolar-Geografia acadêmica e Universidade-escola. A ausência de uma prática efetiva é de fato uma questão que necessita ser analisada pelos Cursos. Este trabalho busca contribuir na sinalização de alguns apontamentos, aos quais, os Cursos devem discutir e questionar, para fomentar a busca de uma formação crítica, reflexiva, inclusiva e humana.