Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA A DEFICIÊNCIA VISUAL: ACESSO ÀS INTERAÇÕES PARASITO-HOSPEDEIRO PARA DIVULGAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA
LOURENA PINHEIRO MARINHO
DISSERTAÇÃO
26/02/2013

A biotecnologia está intrinsecamente ligada as informações envolvendo doenças, ciclo evolutivos e interações parasita-hospedeiro, dependendo destas para determinar o seu alvo biotecnológico. Insetos são capazes de hospedar diversos patógenos, tais como: protozoários, bactérias ou vírus, atuando como vetores de doenças mundialmente difundidas (ex.: Dengue, Malária, doença de Chagas). O grau de complexidade das interações que envolvem as relações parasitas-hospedeiros é significativa para pessoas videntes, cegas ou com deficiência visual; mas a literatura sobre materiais táteis que permitam aos deficientes visuais o acesso a informação sobre estruturas de insetos e microorganismos, permitindo que a compreensão sobre essas interações, é praticamente inexistente. A inexistência de um material com essas características compromete a formação desses alunos como cidadãos inclusive no que tange a sua escolha sobre produtos biotecnológicos que possam melhorar a sua saúde ou qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo criar e avaliar um material didático tátil inclusivo que permita a abordagem do tema “Interação parasito-hospedeiro” visando a divulgação da Biotecnologia, com foco especial ao uso por alunos deficientes visuais, incluindo cegos e de baixa-visão. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que utiliza questionários semiabertos como forma de avaliação principal, tendo como público alvo, alunos videntes e deficientes visuais do Colégio Pedro II. Foram construídos modelos de tamanho macroscópico representando os insetos (vetores) e parasitas, incluindo protozoários, bactérias, e vírus, utilizando materiais de baixo custo. Além disso, foi confeccionada ainda uma apostila acessível sobre o tema “Interação parasito-vetor”, cujo conteúdo abordado foi determinado a partir da análise de livros de ensino médio e de graduação. Os resultados indicam que a utilização do material didático auxilia na construção de conceitos sobre as relações existentes entre parasitas e hospedeiros, na sua caracterização morfológica e na viabilização do acesso a informação sobre um tema de importância na biotecnologia.

Deficiência Visual; Recurso Didático; Interação; Hospedeiros; Biotecnologia
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
INCLUSÃO SEM EXCLUSÃO: COMO (IN)FORMAR UTILIZANDO DIFERENTES PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

Banca Examinadora

CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU
Sim
Nome Categoria
EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES Participante Externo
MICHELE WALTZ COMARU Participante Externo
LUCIANNE FRAGEL MADEIRA Docente
MAURICIO ROBERTO MOTTA PINTO DA LUZ Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - BOLSA de Iniciação Científica - PIBIC 20

Vínculo

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Não