Segundo Izquierdo (2004; 2016), uma das atividades que mais estimula a memória é a leitura. A leitura é um processo cognitivo complexo que envolve linguagem, memória e pensamento (MORAIS, 1996; DEHEANE, 2012). Qual é a relação entre a aprendizagem da leitura e o desenvolvimento da memória, principalmente a
capacidade da memória de trabalho (BADDELEY et al. 2011; 2000; COWAN, 2008; DEMOULIN; KOLINSKY, 2015; ERICSSON; KINTSCH, 1995)? Será que a aprendizagem da leitura provoca alterações nos sistemas de memória, em especial a memória de trabalho e as funções executivas? O presente estudo teve como objetivo geral investigar a relação entre o desenvolvimento da competência leitora, da memória, em especial da memória de trabalho, e das funções executivas em crianças, antes e durante o processo de alfabetização. Para isso, utilizamos duas metodologias, a bibliográfica e a experimental. No referencial teórico, abordamos aspectos da cognição e da linguagem, conceitos e modelos de memória diante das distintas concepções dos teóricos, apresentamos as bases neuronais da leitura e enfatizamos o papel da aprendizagem da leitura e sua relação com a memória. Na pesquisa experimental, utilizamos testes para verificação da acurácia, fluência e compreensão em leitura (entre eles, o Teste de idade de leitura TIL/LOBROT) e testes para
verificação da capacidade da memória e funções executivas (entre eles, citamos o Corsi Block Tapping Test, Stroop Task e Castle Task, adaptados). A coleta dos dados foi realizada com 120 crianças, distribuídas em três níveis de escolarização: préescola da educação infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental, de escolas pública e particular, de um município no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados evidenciaram que o conhecimento do alfabeto não implica a habilidade de leitura de
grafemas ou palavras; que a consciência e a sensibilidade fonêmica das crianças desenvolve-se paralelamente ao aprendizado da leitura; que o processo de aprendizagem da leitura desenvolve-se de forma gradativa, com grande variação intragrupos. Ainda que não seja possível isolar a influência da aprendizagem da leitura de fatores como maturação cognitiva (idade) e escolaridade, os dados indicam que há uma melhora progressiva na competência leitora dos participantes e incremento na memória de trabalho durante o período de alfabetização.