Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
A língua portuguesa no ensino médio: dos documentos oficiais à prática escolar
CICERA ALVES AGOSTINHO DE SA
DISSERTAÇÃO
23/11/2015

O livro didático é o principal suporte de atividades do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede pública nacional. Embora esse suporte seja avaliado por uma equipe de especialistas do Ministério da Educação, observamos lacunas no processo ensino-aprendizagem do estudante do Ensino Médio que utilizam esse suporte, pois ele desenvolve parcialmente as competências e as habilidades propostas pelos documentos oficiais, abordadas em avaliações externas, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar os conteúdos de Língua Portuguesa do Ensino Médio segundo as diretrizes oficiais, as avaliações externas, o livro didático e o tipo de Ensino. Baseamo-nos nas contribuições de Halliday; McIntosh; Strevens (1974) e Travaglia (1996), que tratam das concepções de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e como processo de interação social que, relacionadas aos tipos de ensino prescritivo, descritivo e produtivo, respectivamente, estão presentes nos documentos oficiais LDB 5.692/1971, LDB 9.394/1996, PCNEM/1998, DCNEM/1998 – 2012, PCNEM+/2006 e OCEM/2006. Para tanto, identificamos as competências e as habilidades de Língua Portuguesa avaliadas nas provas da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, aplicadas no período situado entre 2009 e 2014, e os conteúdos constantes na coleção Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), aprovada no PNLDEM 2015. Realizamos uma análise qualitativa, do tipo interpretativa, baseada nas diretrizes propostas pelos documentos oficiais, relacionadas às concepções de linguagem e tipos de ensino, predominantes nas questões de Língua Portuguesa, presentes nas questões do ENEM e na coleção Português: Linguagens. Os resultados apontam que as questões de Língua Portuguesa avaliadas no ENEM são formuladas a partir de objetos de conhecimento relacionados às competências 1, 5, 6, 7, 8 e 9, e às habilidades de 1 a 4 e de 15 a 30, enquanto a coleção prioriza os conteúdos organizados nas frentes Literatura, Produção de texto, Língua: uso e reflexão e Interpretação de texto. A análise indica que os resultados de Língua Portuguesa no ENEM são críticos porque a abordagem de conteúdos adotada pela coleção Português: Linguagens se distancia das orientações legais para a organização curricular no Ensino Médio, embora seja avaliada e aprovada através do Programa Nacional do Livro Didático, órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Língua Portuguesa;ENEM;Livro Didático;Ensino Médio
The textbook is the main support activities of high school teacher of Portuguese national grid. Although this support is assessed by a team of experts from the Ministry of Education, see gaps in the teaching-learning high school student process using this support as it partially develops the skills and proposals abilities by official documents, addressed in external evaluations, such as the National Secondary Education Examination. In this sense, this research aims to analyze the Portuguesespeaking contents of high school according to official guidelines, external evaluations, the textbook and the kind of education. We rely on Halliday contributions; McIntosh; Strevens (1974) and Travaglia (1996), dealing with concepts of language as an expression of thought, communication tool and as a process of social interaction that related to the types of prescriptive teaching, descriptive and production, respectively, are present in official documents LDB 5692/1971 LDB 9.394/ 1996 PCNEM / 1998 DCNEM / 1998-2012, PCNEM + / 2006 and OCEM / 2006. To this end, we have identified skills and Portuguese language skills evaluated in the trials of Languages area codes and their technologies, applied in the period between 2009 and 2014 and the content contained in the Portuguese collection: Languages, Cereja and Magalhães (2013) , approved in 2015. PNLDEM conducted a qualitative analysis of interpretive type, based on the guidelines proposed by the official documents related to the concepts of language and types of education, prevailing in the Portuguese language issues present in issues of ENEM and Portuguese Collection: Languages. The results show that the Portuguese language issues evaluated in ENEM are formulated from knowledge of objects related to competences 1, 5, 6, 7, 8, and 9, and skills 1 -4 and 15-30, while Collection prioritizes content organized into fronts Literature, Text Production, Language: use and reflection and text interpretation. The analysis indicates that the results of the Portuguese Language in ENEM are critical because the content approach taken by the Portuguese collection: Languages distanced himself from the legal guidelines for curriculum organization in high school, although it is evaluated and approved by the National Textbook Program, an agency under the Ministry of Education.
Portuguese Language;ENEM;Textbook;High school
Único
219
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO E CONSTRUCAO DE SENTIDOS
Funcionalismo, gramaticalização e construção discursiva: preceitos teórico-metodológicos, análise de processos linguísticos, itens lexicais e construções e suas implicações para o ensino da língua portuguesa: II Fase

Banca Examinadora

JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES
Sim
Nome Categoria
MARIANGELA RIOS DE OLIVEIRA Participante Externo
MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA Participante Externo
ANTONIO LUCIANO PONTES Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim