Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Os processos relacionais e a construção de sentido no gênero dissertação
ANIKELE FRUTUOSO
DISSERTAÇÃO
23/11/2015

A gramática tradicional, por sua visão estática das normas do falar e escrever bem, não dá conta da dinamicidade do uso das formas linguísticas, tampouco explica os papéis de interação entre os elementos da transitividade da oração como um todo, sobretudo, no que diz respeito às funções e relações que esses elementos assumem nas situações comunicativas diversas. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva investigar como pósgraduados constroem a argumentação através da Transitividade da oração com Processos Relacionais no gênero dissertação. Fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional, que tem como principal expoente Halliday (1985;1994) e Halliday e Matthiessen (2004), e no português do Brasil, especialmente em Fuzer e Cabral (2010). Essa teoria estuda a língua como resultante das interações advindas das relações sociais entre os usuários e defende que estes realizam escolhas léxico-gramaticais para construírem sentidos nos textos socialmente produzidos. Para tanto, analisa os dados amostrais de 25 dissertações produzidas por pós-graduados em Letras/Linguística que versam sobre a temática gramaticalização no português do Brasil e que constituem o Corpus DISSERTES, organizado por Frutuoso; Figueiredo-Gomes; Bertuleza (2015). Para a busca dos Processos Relacionais, foi utilizado o Software WordSmith Tools (SCOTT, 2008), visando à frequência e à seleção dos Processos em seus contextos de ocorrência. Com auxílio desse software, foi contabilizado um total de 8.451 ocorrências distribuídas em 26 processos relacionais no gênero dissertação. Desse levantamento, foram escolhidos os processos ser, ter, estar, tornar, constituir, indicar, representar, funcionar e possuir por apresentarem, decrescentemente, maior frequência em relação aos demais processos relacionais encontrados nas cinco unidades retóricas que compõem uma dissertação. Os resultados empíricos mostram que os processos relacionais ser, ter e estar têm maior frequência em todas as unidades retóricas do gênero dissertação. Os demais processos relacionais têm um uso menor, porém mais especializado conforme as unidades retóricas: na Introdução, tiveram maior frequência indicar e constituir; na Fundamentação Teórica, os processos tornar e constituir; na Metodologia, constituir e representar; na Análise dos dados, indicar e funcionar; e na Conclusão, os processos funcionar e possuir. A análise qualitativa da Transitividade da oração no gênero dissertação sugere que os processos relacionais associados aos participantes, Portador e Atributo, no modo Atribuição (mais frequente), e Característica e Valor, no modo Identificação, contribuem na produção de significados variados nos textos dos pós-graduados em Letras/Linguística: na representação de categorias técnico-científicas, na atribuição de conceitos nas categorias analisadas, na definição, classificação e identificação de entidades teóricas da gramaticalização e nas características conclusivas do estudo realizado. Conclui-se que essa especialização dos processos relacionais às unidades retóricas do gênero dissertação parece dever-se à finalidade acadêmica que, dado o caráter científico, requer maior formalidade, sobretudo, clareza, precisão e objetividade, além da verdade das informações atributivas e identificadoras das entidades teóricas.

Linguística Sistêmico-Funcional;Transitividade;Processos Relacionais;Gênero
The traditional grammar, considering its static view of the rules of speaking and writing well, cannot account for the dynamicity of the linguistic forms and usage, neither explain the role of interaction among the elements of transitivity as a hole, mainly, referring to the functions and relations that these elements accept diverse communicative situations. In this sense, this research aims at investigating how post graduation students build their argument through the transitivity with related to the genre dissertation. The research is based on Systemic Functional Linguistic, which has as the main exponent Halliday (1985;1994) and Halliday and Matthiessen (2004), and in Brazilian Portuguese, especially in Fuzer and Cabral (2010). This theory studies language as results of the interactions between the users and defend that these lexico-grammaticals in the texts socially produced. In order to do this, it analyzes data samples of 25 dissertations produced by post graduation students Letras/Linguístics which has the theme grammaticalization in Brasilian Portuguese and it takes part in the Corpus DISSERTES, organized by Figueiredo-Gomes; Bertuleza; Frutuoso (2015). To search for Relational Processes, it was used the Software WordSmith Tools (SCOTT, 2008), aiming at the frequency and the selection of Processes in its contexts of occurrences. With the help of this software, it was counted a total of 8.451 occurrences distributed in 26 relational processes in the genre dissertation. From this data collection, it was chosen the processed to be, to have, to be, to become, to constitute, to indicate, to represent, to function and to have because they present, decreasingly, higher frequency in relation to other processes related to and found in the five rhetoric units which form a dissertation. The empirical results show that the relational processes to be, to have and to be have higher frequency in all rhetoric units of the genre dissertation. The other relational processes have as a lower use, however more specialized according to rhetoric units: in the introduction, indicate and constitute had more frequency; in the Theoretical Foundation, the processes to become and constitute; in the Method, constitute and represent; in the Data Analysis, to indicate and to function; and in the Conclusion, the Processes to function to have. The qualitative analysis of the transitivity of the clause in the genre dissertation suggest that the relational processes associated with the participants Carrier and Attribute, in the way Attribution (more frequent), and Characteristic and Value, in the mode Identification, contribute in the production of several meanings in the texts of the post graduate students Letras/Linguístics: in the presentation of technical scientific category, in the attribution of concepts analyzed, in the definition, classification and identification of theoretic entities of the grammaticalization and in the conclusive characteristics of the accomplished study. It is concluded that the specialization of the relational processes to the rhetorical units of the dissertation seem to be due to academic objective, due to the scientific feature, it recquires higher formality, mainly clarity, accuracy and objectivity, besides of the veracity of the information conferring and identifiers of the rhetoric entities.
Systemic Functional Linguistics;Transitivity;Relational Processes;Genre
Único
125
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO E CONSTRUCAO DE SENTIDOS
Funcionalismo, gramaticalização e construção discursiva: preceitos teórico-metodológicos, análise de processos linguísticos, itens lexicais e construções e suas implicações para o ensino da língua portuguesa: II Fase

Banca Examinadora

JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES
Sim
Nome Categoria
SARA REGINA SCOTTA CABRAL Participante Externo
ANTONIO LUCIANO PONTES Docente
MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 6

Vínculo

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Não