Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO (33052018003P8)
INTERDEPENDÊNCIA COMPETITIVA ENTRE ESCOLAS E GESTÃO ESCOLAR NUM TERRITÓRIO VULNERÁVEL
NATALIA TRIPOLONI TANGERINO SILVA
DISSERTAÇÃO
30/03/2016

A presente dissertação busca verificar a relação de gestores escolares com mecanismos de interdependência competitiva entre escolas em um território vulnerável. A literatura aponta que as escolas não agem sozinhas no território, elas consideram o que fazem as demais escolas que se encontram na sua vizinhança para tomar decisões. São, sobretudo, três os mecanismos da interdependência competitiva entre escolas: seleção de alunos por um perfil considerado mais adequado, mobilidade de professores rumo a escolas com melhores condições e busca dos familiares por escolas de maior prestígio. A literatura sobre gestão escolar considera que o modo como o gestor da escola realiza seu trabalho, interfere em sua qualidade. Para concretização desta dissertação, com base em referências, chegou-se a um conjunto de categorias apriorísticas de análise. Os dados analisados foram coletados em duas escolas municipais de um território vulnerável da cidade de São Paulo por meio de observações de inspiração etnográficas e de entrevistas semiestruturadas com diretores, coordenadores e assistentes de direção. Para analisar os dados, fez-se uso da análise de conteúdo e da estratégia de triangulação de informações. Os resultados evidenciam que os gestores percebem a existência e a importância do prestígio da escola junto aos familiares e agem sobre ele ao tentar reforçá-lo quando bom ou diminuí-lo quando ruim. Discursos de gestores apontam conhecimento da seleção de alunos na região, indicando que alunos que apresentam comportamentos distantes das expectativas podem ser evitados. A expulsão é utilizada pelas escolas em função de casos de indisciplina. Notou-se ainda que na escola considerada de menor prestigio há rotatividade de gestores. A representação dos agentes escolares sobre o comportamento dos alunos e sua concepção sobre disciplina na escola são importantes geradores da interdependência competitiva entre escolas no território. Assim, a ampliação da capacidade da escola de lidar com essa problemática poderia dirimir a interdependência competitiva entre as escolas. Os resultados desta pesquisa indicam ainda a necessidade de revisão das políticas educacionais que regem a alocação de professores e gestores na rede municipal de São Paulo, uma vez que seus moldes têm propiciado uma mobilidade de profissionais da educação que desfavorece escolas de menor prestígio.

Interdependência entre escolas;Gestão Escolar;Vulnerabilidade Social no território;Território;Desigualdade Escolar
This dissertation aims to verify the relationship of school managers with competitive interdependence mechanisms among schools in a vulnerable territory. The literature suggests that schools do not act alone in the territory, they consider what other schools that are in your neighborhood do to make decisions. There are mainly three mechanisms of competitive interdependence between schools: selection of students with a profile considered most appropriate, teacher mobility towards schools with better conditions and the family's search for the most prestigious schools. The literature on school management considers that the way the school manager carries out his/her work interferes with school's quality. For this dissertation, based on references, we have come up with a set of a priori categories of analysis. Data were collected in two public schools in a vulnerable area of the city of São Paulo through observations of ethnographic inspiration and semi-structured interviews with directors, coordinators and management assistants. To analyze the data, content analysis and information triangulation strategy were used. The results show that managers perceive the existence and importance of the school's prestige in family decisions and act on it trying to reinforce when it is good or attenuate when it is bad. Managers' speeches point to knowledge of the selection of students in the region, indicating that students who have distant behavior from what is expected can be avoided. Expulsion is used by schools due to cases of indiscipline. It was noted also that the school considered less prestigious there is a greater turnover of managers. The representation of the school agents on the behavior of students and their conception of school discipline are important generators of competitive interdependence between schools in the territory. Thus, the expansion of the school's capacity to deal with this problem would resolve the competitive interdependence between schools. Our results also indicate the need for revision of educational policies governing the allocation of teachers and managers in the city of São Paulo, since their molds have provided
Interdependence between schools;School management;Social vulnerability in the territory;Territory;Unequal School
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ESCOLAS E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS

Banca Examinadora

VANDA MENDES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO AUGUSTO GOMES BATISTA Participante Externo
ANGELA MARIA MARTINS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não