Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
Avaliação de uma experiência híbrida de ensino de Imunologia desenvolvida sob os princípios do método de aprendizado ativo
ADRIANO THEODORO DA SILVA
TESE
25/02/2016

Durante as últimas décadas o ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem sido utilizado para dar apoio ou complementar o ensino presencial. Embora no Brasil exista um número crescente de programas voltados para a adoção das TICs na formação em saúde, uma revisão sistemática em diferentes cursos das Ciências Biomédicas, mostrou que a sua utilização não tem sido priorizada para promover uma aprendizagem significativa e autônoma pelo aluno. Objetivo: Avaliar o aprendizado de imunologia por estudantes de Medicina submetidos ao ensino híbrido envolvendo princípios de método de ensino ativo. Metodologia: Para isto foi necessário desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem de imunologia orientado por princípios de método de ensino ativo. Os dadosrelativos à avaliação da aprendizagem ativa dos estudantesforam obtidos por meio de questionários semiestruturados que permitiu a análise da percepção dos alunos sobre a forma de estudar após o uso do AVA. A avaliação do progresso da aprendizagem de conceitos científicos sobre o Sistema Imunológico e a Organização Morfofuncional foi realizada por meio da análise de mapas conceituais. Resultados: A análise comparativa dos mapas conceituais demonstrou a ampliação do conjunto dos principais conceitos das estruturas que compõem o Sistema Imunológico e de sua relação hierárquica adequada. Além disso, verificamos que, após o uso do AVA, mais da metade dos alunos que responderam o questionário perceberam mudanças vantajosas na sua forma de estudar caracterizadas por discussão, reflexão e pesquisa alcançando autonomia no aprendizado. Conclusão: Concluímos que a verificação do progresso no aprendizado por meio de mapas conceituais foi efetiva e que a experiência de ensino híbrido, envolvendo princípios de método de aprendizado ativo, mediado tanto presencialmente quanto a distância, contribuiu para a compreensão da fisiologia do Sistema Imunológico, e portanto, para o aprendizado significativo, estimulando o aprimoramento da autonomia intelectual e gerência da aprendizagem dos estudantes.

aprendizagem ativa e significativa;metacognição;imunologia;ambiente virtual de aprendizagem
Introduction: During the last decades teaching mediated by Information and Communication Technologies (ICT) has been used to support or complement classroom learning. While in Brazil there is a growing number of programs for the adoption of ICTs in health education, a systematic review on different courses of Biomedical Sciences, showed that its use has not been prioritized to promote a significant and independent learning by the student. Objective: To evaluate the immunology of learning for medical students undergoing hybrid teaching involving principles of active teaching method. Methodology: For this it was necessary to develop a virtual environment immunology learning guided by principles of active teaching method. Data on the evaluation of active student learning were obtained through semi-structured questionnaires that allowed the analysis of the perception of the students on how to study after using the VLE. The evaluation of the learning progress of scientific concepts on the immune system and morphofunctional organization was performed by analysis of conceptual maps. Results: The comparative analysis of conceptual maps showed the expansion of all the key concepts of the structures that make up the immune system and its proper hierarchical relationship. Moreover, we find that after using the VLE, more than half of the students who answered the questionnaire saw beneficial changes in your way of studying characterized by discussion, reflection and research reaching autonomy in learning. Conclusion: We concluded that the verification of progress in learning through conceptual maps was effective and that the hybrid learning experience, involving principles of active learning method, mediated both in person as the distance, contributed to the understanding of the immune system physiology, and thus for meaningful learning, stimulating the improvement of intellectual autonomy and student learning management.
active and meaningful learning;metacognition;immunology;virtual learning environment
01
88
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
CIÊNCIAS - DA BANCADA A SALA DE AULA

Banca Examinadora

GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL TEIXEIRA
Sim
Nome Categoria
MAURO LUIZ DA HORA FARIA Participante Externo
MAURICIO AFONSO VERICIMO Docente
LUIZ ANASTACIO ALVES Participante Externo
MIRIAN ARAUJO CARLOS CRAPEZ Participante Externo
PATRICIA SAVIO DE ARAUJO SOUZA Docente
ESTEBAN LOPEZ MORENO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim