O trabalho realizado, ao tempo que valoriza, visou contribuir para as reflexões sobre a geografia
do Piauí e seu ensino em escolas públicas estaduais, paralelamente traz para a cena principal a
representação social que os estudantes do Ensino Médio possuem do espaço geográfico
piauiense. A pesquisa teve como objetivo central realizar a análise da representação social do
espaço geográfico piauiense no grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de
ensino em Teresina-PI. Tal objetivo fora forjado tendo como base a hipótese segundo a qual
existe uma representação social do espaço geográfico do Piauí partilhada por alunos do Ensino
Médio, e que esta pode dificultar o aprendizado dos estudantes. A investigação buscou ampliar
o repertório teórico do ensino da geografia e o conhecimento sobre os seus aspectos na realidade
escolar de Teresina – PI, assim como iniciar o preenchimento da lacuna causada pela ausência
de estudos no Piauí que reflitam e investiguem as representações sociais do espaço geográfico
piauiense no grupo de alunos em escolas públicas de ensino médio. Concernente aos teóricos
que dão sustentação a este trabalho destacamos na metodologia científica Bardin (1986),
Lakatos & Marconi (2006), Cordeiro (1999), Maia (1998); já Severino (2007), Farias (2009),
Rebêlo (s. d.), Santana (2008), Macambira (2000), Silva Filho (2000) e Veloso Filho (2002,
2011, 2010) versam sobre os aspectos da geografia do Piauí; quanto às representações sociais
ressaltamos Moscovici (1978), Jodelet (2001), Abric (2001) e Flament (2001); e no campo do
ensino destacamos os escritos de Cavalcanti (1998), Evangelista (2007), Pimentel Neto (2013),
Pontuschka (1999), Silva (2007) e Tardif (2012). Atinente às técnicas utilizada no manuseio dos
dados, utilizamos como instrumentos de coleta de dados o Teste de Associação livre de Palavras
(TALP) e o questionário. Na tabulação, tratamento e análise dos dados fizemos uso dos
softwares Word, Excel e EVOC, sendo este último especifico para as representações sociais. Os
dados obtidos foram analisados através da técnica de análise categorial de conteúdo (BARDIN,
1986). As escolas participantes da pesquisa foram uma de casa zona da cidade de Teresina-PI e
foram escolhidas segundo o bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para verificarmos a viabilidade da pesquisa e a qualidade dos instrumentos elaborados para a
coleta de dados, realizamos, no mês de abril de 2015, a aplicação de um pré-teste. Os
participantes do pré-teste foram alunos matriculados no 3º do ensino médio. A análise do pré-
teste revelou a possibilidade de existir uma representação social de espaço geográfico piauiense
pelo grupo pesquisado, porém sentimos a necessidade de modificar o estímulo indutor utilizado
no TALP no sentido de tornar mais evidente o tipo de evocação que se queria coletar. Podemos,
entretanto mencionar que as evocações obtidas evidenciaram a presença marcante das
características naturais desse espaço ora como limitadoras da ação humana, ora como
potencialidades. Percebemos que os aspectos físicos, mais visíveis aos alunos, predominaram na
construção do significado que estes atribuem ao espaço piauiense. Na execução da pesquisa
definitiva, participaram 117 sujeitos cuja representação social identificada tinha como
elementos constituintes do núcleo central as cognições Grande, Desgastado, Rios e Cidade.
Constatamos que a representação social de espaço geográfico do Piauí capturada apresenta um
misto de aspectos do senso comum com poucas características do conhecimento científico, o
sentido que norteia essa representação aponta para a existência de um espaço com extenso
território; com um meio ambiente comprometido; dotado de uma importante rede hidrográfica,
com destaque para os rios Parnaíba e Poti; e, por fim, com cidades que se caracterizam pela
carência de recursos financeiros e a má administração dos gestores da coisa pública.