Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
Da Bancada à Sala de Aula: o uso de um modelo concreto de síntese proteica como recurso didático estratégico para o ensino de Biotecnologia
ALBERTO ALEXANDRE LAZZARONI
DISSERTAÇÃO
17/12/2015

INTRODUÇÃO: O ensino de ciências envolve, na maioria das vezes, temas complexos e abstratos o que dificulta seu entendimento com uma simples exposição oral. Diante dessas dificuldades, alguns pesquisadores dessa área têm desenvolvido materiais didático-pedagógicos (kits), como forma de possibilitar aos professores instrumentos auxiliares para a prática pedagógica. Assim, surgiu a ideia da construção de um modelo tridimensional interativo que pudesse abordar o tema da síntese das proteínas visto que essas substâncias possuem uma grande importância no contexto da biotecnologia. Após o advento da tecnologia do DNA recombinante, em 1973, e com o consequente domínio de processos como a clonagem de genes humanos e da expressão de suas proteínas codificadas em microrganismos, a biotecnologia sofreu uma revolução. Muitos produtos biotecnológicos são proteínas e peptídeos. OBJETIVO: Construir um modelo tridimensional do mecanismo de síntese proteica que possa ser utilizado no cenário da educação formal de ciências e biotecnologia. MÉTODOS: Foram aplicados questionários pré e pós-realização da atividade. O público-alvo foi composto por alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais e por licenciandos do curso de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os alunos do ensino médio foram estimulados a participar ativamente no processo de criação e avaliação do modelo, apropriando-se do conhecimento relativo à síntese proteica e refletindo sobre sua participação, tornando-se parte integrante do processo. Os alunos da licenciatura foram estimulados a avaliar e criticar o modelo. RESULTADOS: O modelo mostrou-se eficaz e esperamos ter contribuído com a elaboração de um produto que se preste para a transposição didática no ensino básico de um aspecto da biotecnologia, a síntese proteica. CONCLUSÃO: O modelo tridimensional do mecanismo de síntese proteica foi construído bem como realizada uma avaliação da sua aceitação junto aos alunos do ensino médio e superior.

Protein synthesis, biotechnology, models, didactic transposition.
INTRODUCTION: Science education involves, mostly, complex and abstract issues which complicates their understanding with a single oral exposure. Face of these difficulties, some researchers in this area have developed teaching-learning materials (kits), as a way of enabling teachers auxiliary tools for teaching practice. Thus, we have the idea of the construction of a interactive three-dimensional model that could address the protein synthesis issue whereas these substances have a great importance in the biotechnology context. After the advent of recombinant DNA technology, in 1973, and the consequent control of processes like human genes cloning and their encoded proteins expression in microrganisms, biotechnology suffered a revolution. Many biotechnology products are proteins and peptides. AIM: Constructing a three-dimensional model of protein synthesis mechanism that could be utilized in the formal scenary of sciences and biotechnology education. METHODS: Questionnaires pre and post-activities were applied. The audience was composed by Rio de Janeiro public high schools students and Biological Sciences undergraduate students from Fluminense Federal University (UFF). The high schools students were stimulated to actively participate in the process of the model creation and evaluation, appropriating themselves of the knowledge related to the protein synthesis and reflecting on their participation, becoming an integral part of the process. The undergraduate students were stimulated to evaluate and criticize the model. RESULTS: The model proved to be effective and we hope to have contributed with the development of a product that might be used for the didactic transposition on the primary level of education of one aspect of biotechnology, the protein synthesis. CONCLUSION: The three-dimensional model of protein synthesis mechanism was built as well an assessment of their acceptance by the high schools and undergraduate students done.
Protein synthesis, biotechnology, models, didactic transposition.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
CIÊNCIAS - DA BANCADA A SALA DE AULA

Banca Examinadora

GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL TEIXEIRA
Sim
Nome Categoria
LUCIANNE FRAGEL MADEIRA Docente
CLAUDIA MARCIA BORGES BARRETO Participante Externo
MAURO LUIZ DA HORA FARIA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Novos Talentos 20

Vínculo

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Não