O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é o quadro mais
freqüente na infância, afetando cerca de 5,3% de crianças e 2,5% de adultos. Quando presente, o
TDAH causa grande impacto no funcionamento dos pacientes e seus familiares. Portanto, a
identificação correta e o tratamento precoce são extremamente importantes para evitar
comprometimento nas vidas dessas famílias. Apesar disso, estima-se que apenas cerca de 16,2% a
19,9% dos indivíduos com TDAH receberam tratamento adequado. O uso de instrumentos como
escalas, inventários e testes tem sido recomendado tanto para a triagem de sintomas, avaliação de
gravidade e e realização de investigação mais detalhada. Entretanto, sua aplicabilidade na prática
clínica nem sempre tem sido investigada de forma adequada. O presente estudo teve os seguintes
objetivos: 1) avaliar a concordância nas respostas da SNAP-IV entre pais e professores; 2) avaliar a
concordância entre as SNAPs preenchidas por pais e clínicos por meio da KSADS; 3) avaliar quais
variáveis clínicas e sóciodemográficas estariam associadas ao grau de concordância entre as respostas
da SNAP-IV. MÉTODOS: Estudo transversal de comparação entre grupos, realizado com uma
amostra de 235 crianças de 6 a 17 anos procedentes de uma escola estadual e de um ambulatório
especializado em TDAH. Os sujeitos foram avaliados por psicólogos e/ou psiquiatras especializados
em TDAH com os seguintes instrumentos: KSADS (Entrevista diagnóstica “Schedule for Affective
Disorders and Schizophrenia for School-Age Children”) e SNAP-IV (Escala de avaliação de
sintomas de TDAH “Swanson, Nolan, and Pelham”). RESULTADOS: Os resultados mostraram uma
correlação de Spearman significativa (p<0,0001) para sintomas de desatenção,
hiperatividade/impulsividade e sintomas totais, com os seguintes valores: 0,59, 0,63, 0,65,
respectivamente. A análise de regressão mostrou que a gravidade dos sintomas de TDAH estava
associada a taxa concordância entre os pais e professores (ß=0,356 p=0,001 ). DISCUSSÃO:
Embora não exista consenso entre os estudos, a maioria indica que a concordância entre as respostas
de pais e professores na SNAP varia de regular a moderada. As taxas de concordância moderada
entre pais e professores no estudo atual corroboram com a ideia que a SNAP é um instrumento
confiável para investigação de sintomas de TDAH, especialmente em pacientes com sintomas mais
graves. CONCLUSÕES: Apesar da concordância moderada, os resultados da SNAP-IV também
demonstrarm que pais e professores reconhecem os sintomas de TDAH de maneiras diferentes e que
a SNAP não deve ser usada em substituição da avaliação clínica na investigação diagnóstica dos
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pacientes. É imprescindível que o profissional de saúde conheça quais variáveis estão mais ou menos
associadas a concordância das respostas da SNAP-IV para que se não cometam erros na utilização da
escala.