Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31001017001P4)
Políticas de ação afirmativa no ensino médio: Um estudo de caso no CEFET – Maracanã – Rio de Janeiro
ANA CAROLINA DUARTE DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
18/04/2016

A dissertação investigou a percepção de um grupo de professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) em relação à democratização do acesso e ampliação da diversidade social e racial dos alunos do ensino médio profissional, a partir implantação da Política de Ação Afirmativa (PAA) no ensino médio federal, através da Lei 12.711/2012. Partimos da literatura sobre relações raciais no Brasil e da bibliografia recente sobre políticas de ação afirmativa na educação superior para, através do estudo de caso, analisar os resultados da implementação da chamada "Lei de Cotas" numa escola de ensino medio. Com esta análise buscamos contribuir para a avaliação dessa política e colaborar para a discussão sobre a Política de Ação Afirmativa no Ensino Médio em relação aos seus avanços e desafios a partir da promulgação da lei 12.711/12. A escolha do CEFET-RJ, escola pública de ensino médio da rede federal, localizada no bairro do Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro justifica –se por três motivos: pela possibilidade de analisar a adoção de cotas segundo critérios sociais e raciais no ensino superior e médio da rede federal técnico federal; pelo histórico da instituição de ensino, que desde a sua gênese nunca foi destinada para os desvalidos e sempre atraiu a classe média pela excelência de ensino; e por ter sido a unidade escolar da rede federal com o melhor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em 2013. Por essas razões, o CEFET Maracanã é uma instituição de grande disputa nos concursos para ingresso no ensino médio federal da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa revelou que houve avanços significativos na promoção da diversidade social e racial no CEFET-RJ, e apontou também desafios em relação à permanência destes estudantes.

Ações afirmativas – Cotas sociais - Cotas raciais – Ensino Médio – CEFET Maracanã.
The dissertation investigated the perception of a group of teachers of the Federal Center of Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) in relation to the democratization of access and expansion of Social and racial diversity of high school students, starting with the implementation of the Action Policy Affirmative (PAA) in federal secondary education, through Law 12.711 / 2012. We start from the literature on Racial relations in Brazil and the recent literature on affirmative action policies in higher education To analyze the results of the implementation of the so-called "Quota Law" through the case study, In a middle school. With this analysis we seek to contribute to the evaluation of this policy and Contribute to the discussion on the Affirmative Action Policy in High School in relation to its Advances and challenges since the enactment of Law 12.711 / 12. The choice of CEFET-RJ, a federal high school public school located in the Maracanã neighborhood, In Rio de Janeiro is justified for three reasons: for the possibility of analyzing the adoption of quotas According to social and racial criteria in higher and higher education of federal federal technical network; fur History of the educational institution, which since its genesis was never intended for the underprivileged and Attracted the middle class for teaching excellence; And was the school unit of the federal network with the In the National High School Examination (ENEM) in 2013. For these reasons, CEFET Maracanã is an institution of great dispute in the competitions for entrance in the federal high school of the city ​​of Rio de Janeiro. The survey revealed that there have been significant advances in promoting Social and racial at CEFET-RJ, and also pointed out challenges regarding the permanence of these students.
Affirmative actions - Social quotas - Racial quotas - High school - CEFET Maracanã.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Contexto

EDUCAÇÃO
POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Democratização da educação superior, desempenho de estudantes e retorno dos diplomas obtidos: uma análise da área de educação

Banca Examinadora

ROSANA RODRIGUES HERINGER
Sim
Nome Categoria
HUSTANA MARIA VARGAS Participante Externo
RODRIGO PEREIRA DA ROCHA ROSISTOLATO Docente

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim