A dissertação investigou a percepção de um grupo de professores do Centro Federal de Educação
Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) em relação à democratização do acesso e ampliação da
diversidade social e racial dos alunos do ensino médio profissional, a partir implantação da Política de Ação
Afirmativa (PAA) no ensino médio federal, através da Lei 12.711/2012. Partimos da literatura sobre
relações raciais no Brasil e da bibliografia recente sobre políticas de ação afirmativa na educação superior
para, através do estudo de caso, analisar os resultados da implementação da chamada "Lei de Cotas"
numa escola de ensino medio. Com esta análise buscamos contribuir para a avaliação dessa política e
colaborar para a discussão sobre a Política de Ação Afirmativa no Ensino Médio em relação aos seus
avanços e desafios a partir da promulgação da lei 12.711/12.
A escolha do CEFET-RJ, escola pública de ensino médio da rede federal, localizada no bairro do Maracanã,
zona norte do Rio de Janeiro justifica –se por três motivos: pela possibilidade de analisar a adoção de cotas
segundo critérios sociais e raciais no ensino superior e médio da rede federal técnico federal; pelo
histórico da instituição de ensino, que desde a sua gênese nunca foi destinada para os desvalidos e sempre
atraiu a classe média pela excelência de ensino; e por ter sido a unidade escolar da rede federal com o
melhor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em 2013. Por essas razões, o CEFET
Maracanã é uma instituição de grande disputa nos concursos para ingresso no ensino médio federal da
cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa revelou que houve avanços significativos na promoção da diversidade
social e racial no CEFET-RJ, e apontou também desafios em relação à permanência destes estudantes.