A terceirização da manutenção e a adesão da garantia estendida para equipamentos
hospitalares tem se tornado uma tendência ao longo das últimas décadas, pois estão
relacionadas com a crescente complexidade e modernização dos dispositivos médicos,
bem como, com a recorrente prática da exclusividade do fabricante na realização da
manutenção. Geralmente, o relacionamento entre a instituição de saúde e o fabricante é
conduzido por meio de um documento, especificando questões como: nível de
confiabilidade, desempenho operacional, disponibilidade, duração da garantia, preço da
manutenção, penalidades e a política de manutenção a ser implementada. Sendo assim, a
presente dissertação estuda quantitativamente o problema de garantia estendida para
equipamentos hospitalares, por meio da junção de duas ferramentas: o jogo de
Stackelberg, designado para estruturar a forma de relacionamento entre as empresas, e o
Processo de Renovação Generalizado, responsável processo de falha – reparo do
equipamento (reparo imperfeito). Um cenário foi criado para a aplicação de tais métodos.
Inicialmente, o fabricante ao vender um equipamento hospitalar também oferece duas
possibilidades para a execução da manutenção: a primeira, garantia estendida, e a
segunda, serviço sob demanda. Posteriormente, a decisão do hospital é influenciada pela
estrutura de preços imposta do fabricante, a confiabilidade do equipamento e o seu grau
de aversão ao risco, visto que as falhas do dispositivo são eventos aleatórios. Para ilustrar
tal situação, realiza-se um exemplo numérico com dados de falha e reparo de um
Angiográfo. O equilíbrio do modelo implica na maximização do lucro esperado do
fabricante e o hospital decidindo pela adesão da garantia estendida. Adicionalmente,
comparando as soluções do reparo imperfeito com os cenários de reparos perfeito e
mínimo, observou-se similaridade nas estratégias para os casos de reparos imperfeito e
perfeito, enquanto que, na relação entre os reparos imperfeito e mínimo as estratégias darse-
ão de maneira oposta. Finalmente, o lucro esperado do fabricante diminui conforme
aumenta o número médio de falhas.