Esta pesquisa relaciona o campo das Políticas Educacionais e o da Infância. Apresenta como problema, a seguinte questão: Quais são as políticas educacionais de Educação Integral/Integrada desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e como estas influenciam as redes de interdependência de crianças no bairro Pilarzinho e principalmente, segundo a opinião das próprias crianças? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de: análise de documentos da política nacional de Educação Integral (Programa Mais Educação) e da Prefeitura Municipal de Curitiba, relacionados à Educação Integral/Integrada do município; entrevistas com 2 diretores, 3 gerentes e 4 profissionais da administração da Rede Municipal de Ensino; entrevistas com 4 diretoras das quatros escolas (denominadas de Perfil 1, 2, 3 e 4) selecionadas para a realização da pesquisa que ofertam diferentes programas de ampliação do tempo escolar (CEI, UEI e Educação Integrada); e conversas com quarenta crianças dos quintos anos do Ensino Fundamental para saber como vivenciam o bairro e a cidade e o que pensam da escola em que estudam (sobre o tempo ampliado, visitas e passeios com a escola). Como referencial teórico baseou-se na sociologia (Elias), na sociologia da infância (Sarmento, Qvortrup, Corsaro e Mollo Bouvier) e também na sociologia urbana e geografia (Authier e Santos). Quanto aos resultados, evidenciou-se de modo geral, que as crianças fazem grande uso do comércio e o pouco uso dos espaços culturais como museus e teatros, apesar do bairro Pilarzinho ofertar diferentes tipos de espaços culturais e de lazer. Ficou claro, que o uso de tais espaços, se relaciona às condições econômicas das famílias, ao tipo de espaço do bairro onde se mora e se estuda (se em regiões vulneráveis ou seguras do bairro) e até ao tipo de organização de tempo/espaço de cada escola e suas propostas de saídas, visitas, relação com a região do bairro em que se situam. Pôde-se também verificar que são as crianças das escolas dos Perfis 1 e 2, que se deslocam mais tanto no bairro como fora dele, apresentando uma rede mais elástica, móvel e variada. Em contrapartida, as crianças dos Perfis 3 e 4 têm suas redes mais restritas, mais limitadas espacialmente e economicamente, ou seja, utilizam menos os espaços do bairro e da cidade. E sobre a política de Educação Integral (CEI e UEI) parece que essa não contribui mais do que as escolas de tempo regular, e justamente a quem mais precisa, para a apropriação espacial e cultural do bairro e da cidade.