• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
A UTILIZAÇÃO DE APPLETS NO GEOGEBRA PARA A APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
EDCARLOS PEREIRA
DISSERTAÇÃO
19/11/2015

O presente trabalho tem como objetivo principal a criação, a execução e a análise de uma sequência didática de caráter interativo e dinâmico que propicie a aprendizagem dos conceitos fundamentais da trigonometria no ensino médio. As atividades da sequência incluem oito Applets (mini-aplicações) no software GeoGebra juntamente com oito atividades investigativas. A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Marechal Deodoro, AL. Tomou-se como base os seguintes referenciais teórico-metodológicos: Engenharia Didática de Michèle Artigue, Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Os resultados, após a análise das atividades, apontam que os Applets são um recurso didático que tornam as aulas mais dinâmicas, motivando os estudantes e favorecendo a construção de conjecturas, de propriedades e de relações trigonométricas. Os produtos educacionais desta dissertação são um CD e um blog com a sequência didática que foi desenvolvido, aplicado e analisado, envolvendo relações trigonométricas com o uso do GeoGebra, que podem ser utilizados pelos professores e alunos do ensino médio. O CD produzido encontra-se nos anexos desta dissertação e o endereço do blog é o seguinte: http://edcarlospereira.wix.com/trigonometriaapplets.

GeoGebra;Trigonometria. Applet. Blog. Sequência Didática
This paper aims is to create, execute, and analyze an interactive and dynamic didactic sequence that provides the learning of fundamental concepts of trigonometry in High School. The activities of the sequence include eight Applets (mini-application) in the software GeoGebra with eight investigative activities. The methodological intervention was applied to students from the second grade of a public High School in Marechal Deodoro, AL. The study was based on the following theoretical-methodological references: Didactic Engineering by Michèle Artigue, Theory Didactical Situations by Guy Brousseau and Theory of Register of Semiotic Representation by Raymond Duval. The results, after the analysis of activities, show that the Applets are a didactic tool that makes the classes more dynamic, motivating the students and promoting the construction of conjectures, proprieties and trigonometric relations. The educational products of this dissertation are a CD and a blog with the didactical sequence was developed, applied and analyzed, involving trigonometric relations with the use of GeoGebra, that may be used by teachers and students from High School. The CD is attached to this dissertation and the blog is available in: http://edcarlospereira.wix.com/trigonometriaapplets.
GeoGebra;Trigonometry. Applet. Blog. Didactic Sequence
único
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Mestrado - Edcarlos Pereira.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
-
-

Banca Examinadora

EDIEL AZEVEDO GUERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS Docente - COLABORADOR
EDIEL AZEVEDO GUERRA Docente - PERMANENTE
ANDRESSA CESANA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP Ministério da Educação Governo Federal
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.50.0
  • Copyright 2016 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer