• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
BOTÂNICA NO COTIDIANO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
VALDIRAN WANDERLEY DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
24/04/2015

As aulas de Botânica para o Ensino Médio envolvem inúmeros nomes de estruturas e nomes científicos, sendo que em geral os alunos desconhecem a importância desse conhecimento. Através de relatos e da experiência vivida em sala de aula, surgiram ideias e propostas visando atrair os alunos para as aulas de Botânica, de forma a incentivar o aprendizado demonstrando que esse conhecimento pode ser útil na vida cotidiana. O presente trabalho teve como objetivo construir e testar diferentes recursos pedagógicos para as aulas de Botânica do Ensino Médio. Para isso foram realizadas três etapas: a) investigação, por meio da análise de questionários, sobre o conhecimento prévio que os alunos apresentavam em relação às plantas encontradas em seu entorno e na escola; b) apresentação de diferentes estratégias pedagógicas que abordassem o uso de tecnologias digitais utilizadas pelos alunos e c) elaboração de um site educativo para professores e alunos do Ensino Médio. Escolheu-se para a realização dessa pesquisa uma escola da rede pública do Ensino Médio da cidade de Garanhuns, Pernambuco. Participaram da pesquisa 90 alunos, distribuídos em cinco turmas do 2º ano do Ensino Médio, os quais tiveram como professor responsável pelo conteúdo de Botânica no ano de 2012 o mestrando responsável por essa dissertação. Na primeira etapa da pesquisa quali-quantitativa aplicou-se um questionário contendo oito questões objetivas e duas questões discursivas. Na segunda etapa foram propostas três atividades de cunho pedagógico, que também foram utilizadas por professores e alunos de outros anos nas aulas de Botânica. A primeira foi um jogo denominado, “Um olhar digital sobre as plantas inseridas em nosso entorno”, onde os alunos pesquisaram e criaram uma exposição fotográfica das plantas existentes no entorno da escola. Na segunda foram utilizados celulares e/ou câmeras digitais para a produção de vídeos, relatando as principais características dos vegetais de maior relevância no cotidiano dos alunos. Para a terceira atividade, utilizou-se como proposta pedagógica para aulas de Botânica no Ensino Médio um jogo oral denominado “Biosoletrando”, o qual consistia em os alunos soletrarem as letras do nome científico dos vegetais e informassem algumas características do mesmo, tais como origem e época de floração. Na última etapa do trabalho foi produzido um site, disponível no endereço eletrônico www.abordandoapercepcaobotanica.webnode.com. Nesse site foram incluídas as atividades bem sucedidas realizadas por professores do Ensino Médio nas aulas de Botânica, além de trazer informações e links úteis para essa disciplina. As ações aqui apresentadas foram consideradas viáveis para utilização por professores de Botânica, uma vez que os alunos passaram a perceber e valorizar a importância das plantas presentes no cotidiano e na escola, por meio do registro de imagens, produção de vídeos e da participação em jogo. Com base nos dados obtidos foi possível comprovar que o uso adequado de recursos pedagógicos nas aulas de Botânica do Ensino Médio enriqueceu o conhecimento dos temas abordados, reunindo práticas educativas, com a participação dos alunos, além de estimular o reconhecimento das plantas encontradas no entorno da escola, desde a saída de casa até a chegada à sala de aula.

Ensino de Botânica;Educação Ambiental;Jogos e Vídeos Educativos;Metodologias de Ensino
The Botany classes for high school involves numerous names structures and scientific names, and in general students are unaware of the importance of this knowledge. Through stories and lived experience in the classroom, there were ideas and proposals to attract students to the botany classes, in order to encourage learning demonstrating that this knowledge can be useful in everyday life. This study aimed to build and test different educational resources for high school botany lessons. For this there were three steps: a) research, through the analysis of questionnaires on the previous knowledge that students had in relation to plants found in their surroundings and in school; b) presentation of different teaching strategies that addressed the use of digital technologies used by students and c) development of an educational site for teachers and high school students. We were chosen to carry out this research a school public high school in the city of Garanhuns, Pernambuco. The participants were 90 students divided into five groups of the 2nd year of high school, which had as a teacher responsible for the content of Botany in 2012 for Master's responsible for this dissertation. In the first stage of qualitative and quantitative research applied a questionnaire with eight objective questions and two essay questions. In the second stage have been proposed three educational nature activities, which were also used by teachers and students from other years in Botany classes. The first was a game called, "A digital look at the plants inserted in our surroundings", where students researched and created a photographic exhibition of plants in the surroundings of the school. In the second they used cell phones and / or digital cameras to video production, reporting the main features of the most important crops in the students' daily lives. For the third activity, it was used as a pedagogical proposal for Botany classes in high school an oral game called "Biosoletrando", which consisted of students spell out the letters of the scientific names of plants and inform some features of it, such as origin and flowering season. In the last stage of the work was produced a website, available at the website www.abordandoapercepcaobotanica.webnode.com. This website have been included the successful activities carried out by high school teachers in Botany classes, in addition to providing useful information and links to this discipline. The actions presented here were considered viable for use by Botany teachers, since students come to understand and appreciate the importance of plants present in everyday life and at school, through the registration of images, video production and participation in game . Based on these data it was possible to demonstrate that the appropriate use of educational resources in the School of Botany classes enriched the knowledge of themes, bringing together educational practices, with the participation of students, and encourage recognition of the plants found in the vicinity of school, from leaving home until the arrival to the classroom.
Botany Teaching;Environmental Education;Videos and Games to Education;Teach Methodologies
único
78
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_VALDIRAN WANDERLEY DE SOUZA[21 DE FEVEREIRO 2016][FINAL] PDF.pdf

Contexto

ENSINO DE BIOLOGIA
-
-

Banca Examinadora

HILDA HELENA SOVIERZOSKI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MONICA DORIGO CORREIA Docente - PERMANENTE
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO Docente - PERMANENTE
FLAVIA DE BARROS PRADO MOURA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.68.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer