Essa pesquisa tem como objeto de estudo a representação social da formação continuada. Analisamos esse objeto no âmbito da prática dos professores de Geografia do Ensino Fundamental das escolas municipais de Teresina (PI), situadas na região Sudeste da capital. Portanto, elegemos como objetivo geral analisar a representação social da formação continuada partilhada por professores de Geografia. Para atender a este objetivo elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar, na literatura, os aportes teóricos que fundamentam a formação continuada de professores; conhecer a trajetória educacional e profissional dos professores de Geografia das escolas pesquisadas e identificar a representação social da formação continuada partilhada pelos professores de Geografia, considerando suas implicações na prática pedagógica. Quanto ao percurso teórico utilizamos a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, tomada nesse estudo como elemento fundamental para apreendermos a representação social da formação continuada dos professores de Geografia. Para desvelar aspectos da realidade e dá destaque ao cotidiano da vida dos sujeitos, utilizamos o método fenomenológico, já que esse método de investigação nos permitiu discutir sobre manifestações das representações sociais. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores nacionais e estrangeiros, tais como: Nóvoa (1997, 2007), Tardif (2012), Shön (1997), Perrenoud (2002, 2000, 1996), Garcia (1999, 1997), Candau (1996), Medeiros (2007), Libâneo (2009, 2010), Zabala (1998), Romanowski (2010), Cavalcanti (2012, 2010, 2008, 2002), Callai (2012, 2011, 1999), Vesentini (2012, 2009), Kaercher (2003), Oliveira (2012), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa um questionário e uma entrevista estruturada com o objetivo de colhermos subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Nesse caso, as entrevistas receberam tratamento analítico balizado na técnica de análise categorial de conteúdo, proposto por Franco (2007) e Bardin (1977). Ao nos apropriarmos das informações acerca da representação social da formação continuada produzida pelos interlocutores da pesquisa, constatamos que a representação do grupo social investigado é marcada por pensamentos generalizantes sobre a formação continuada, deixando explícito a dificuldade dos sujeitos em dominarem o conhecimento teórico para realizarem intervenções na prática da sala de aula. A representação social da formação continuada partilhada pelos interlocutores dessa pesquisa se aproxima do conhecimento científico, embora com fortes traços do senso comum e aponta para uma valorização e qualificação das suas práticas pedagógicas. Por outro lado, identificamos elementos da formação que contribuíram na composição das representações dos professores, tais como: a falta de incentivos, principalmente financeiro e a ausência da prática. Assim, esses obstáculos contribuíram na composição das representações dos professores e consequentemente na maneira de pensar e agir desses sujeitos, inviabilizando suas participações nas aulas da referida formação.