Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE DEFESA (31007015011P8)
UM MODELO CONCEITUAL E PROJETO CARTOGRÁFICO PARA CENÁRIOS DE RISCO E SEGURANÇA ORIENTADOS A PATRULHAMENTOS OSTENSIVOS EM ÁREAS CRÍTICAS
RICARDO CALIXTO GUIMARAES
DISSERTAÇÃO
14/12/2015

Diante de demandas operacionais da segurança pública carioca sobre risco operacional em patrulhamento ostensivo em áreas crí@cas, foi iden@ficada a necessidade de repensar o planejamento de tais ações, principalmente sobre a difusão de informações tá@cas do território entre os agentes. Neste sen@do, repensar o uso de Mapas na PMERJ se mostra como uma solução direta da demanda de difusão do conhecimento, principalmente sobre o risco operacional em cenários territoriais. Das faltas de Mapas em favelas cariocas e de cultura em uso de Mapas na PMERJ, uma nova metodologia mais célere e eficaz de confecção de Mapas foi desenvolvida aperfeiçoando o Projeto Cartográfico. Esta dissertação trata sobre uma nova forma de apresentar o Projeto Cartográfico em sua finalidade de comunicação cartográfica através de uma estrutura de projeto de Banco de Dados com destaque para a modelagem conceitual, levantando requisitos que estabelecem quais e como as feições temá@cas serão representadas. O trabalho conclui sobre a necessidade do uso de projeto de Banco de Dados Geográfico como forma de Projeto Cartográfico; também sobre a valorização da modelagem conceitual pela técnica de orientação do projeto ao Domínio de Aplicação; bem como comprova a eficácia da comunicação cartográfica através das percepções dos policiais aos Mapas de Cenário de Risco e Segurança.

Projeto Cartográfico, Projeto de Banco de Dados Geográfico, Domínio de Aplicação, Modelagem Conceitual, Comunicação Cartográfica.
-
-
0
PORTUGUES
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENGENHARIA DE DEFESA
MODELAGEM E SIMULAÇÃO EM SISTEMAS DE DEFESA
PERCEPÇÃO CARTOGRÁFICA PARA VISUALIZAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS

Banca Examinadora

LUIZ FELIPE COUTINHO FERREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
RICARDO CHOREN NOYA Participante Externo
FLAVIO LUIS DE MELLO Participante Externo
LEONARDO CASTRO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim