Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
MÉTODOS NUMÉRICOS EM ENGENHARIA (40001016030P0)
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE USUÁRIOS EM SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVO VIA AUTÔMATOS CELULARES
ANDRE FERNANDES SANTANA
DISSERTAÇÃO
13/11/2015

Neste trabalho apresenta-se uma abordagem microscópica da distribuição de usuários no sistema de transporte público de Curitiba - PR, em particular a linha Ligeirão Boqueirão. Uma linha direta expressa que liga o bairro Boqueirão ao centro de Curitiba, por vias exclusivas. Verifica-se que os usuários superlotam esta linha embora existam alternativas com capacidade ociosa. O objetivo do trabalho é propor um modelo computacional para analisar a distribuição dos usuários no Terminal Boqueirão, utilizando autômatos celulares para estimar o tempo médio de embarque do passageiro. O estudo de caso aborda a superlotação da linha Ligeirão Boqueirão e investiga a percepção dos usuários sobre as rotas alternativas do sistema. Para elaborar o modelo, dados foram coletados no Terminal Boqueirão empregando as seguintes pesquisas: visual, horária e de opinião. Ao final da dissertação é aberto um leque de trabalhos futuros, tanto para graduação como para pós-graduação.

Transporte Coletivo, autômatos celulares, simulação computacional, distribuição de frequência acumulada, BRT.
The present work brings up a microscopic approach to the distribution of users in the public transportation system of the municipality of Curitiba-PR, with focus on “Ligeirão Boqueirão”, a semi-express bus line that operates between Boqueirão district and the Downtown through an exclusive lane. It is verified that users overload Ligeirão Boqueirão line, although there exist some alternative lines with idle capacity. The object of the present work is to propose a computational model to analyze users distribution over Boqueirão Bus Terminal using cellular automata to estimate the average time users take to get onboard. The case study addresses the overload in Ligeirão Boqueirão and investigates users’ perception about alternative lines. Visual, schedule and opinion researches were made in order to gather data to build the model. At the end, a sort of future work opportunities to undergraduate and graduate studies are presented
Public transportation, cellular automata, computational simulation, cumulative frequency distribution, BRT.
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Contexto

PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA
ABORDAGEM DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO E DE ANÁLISE NUMÉRICA
FENÔMENOS DE TRANSPORTE: MODELAGEM MATEMÁTICA DO FLUXO DE TRÁFEGO VEICULAR E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA.

Banca Examinadora

ELOY KAVISKI
Não
Nome Categoria
RUDINEI LUIZ BOGO Participante Externo
MARCELO RODRIGUES BESSA Participante Externo

Vínculo

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Não