Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
A CONSCIÊNCIA CORPORAL QUE ANTECEDE A CENA: ASPECTOS ANATÔMICOS E CINESIOLÓGICOS DAS AÇÕES FÍSICAS NA PREPARAÇÃO DO ATOR
EMERSON ALMEIDA SILVA E SILVA
DISSERTAÇÃO
27/08/2015

Esta dissertação tem por objetivo analisar e apresentar possibilidades que facilitem a consciência corporal do ator para o desempenho da cena, apoiando-se nos conceitos da anatomia e da cinesiologia. Parte-se do pressuposto de que o ator, ao conhecer a sua estrutura orgânica, estimula a sua percepção corporal e a consciência dos movimentos necessários à criação do papel. No campo das Artes Cênicas a pesquisa se apóia na ideia de proporcionar o treinamento do ator por meio de técnicas corporais que o levem a ampliar o conhecimento de si próprio para atingir prontidão necessária à encenação e tem como eixo o trabalho das ações físicas e como referências o Método das Ações Físicas de Stanislávski, o Teatro Laboratório de Grotowski e a Antropologia Teatral de Barba. Além das referências e cruzamentos teóricos a pesquisa é caracterizada como estudo de caso com enfoque descritivo, de abordagem qualitativa, uma vez que discute e questiona, por meio de relatos de atores e experiências práticas realizadas em salas de ensaio, se a inserção de conteúdo relativo ao construto orgânico do ser humano no contexto da preparação corporal, sob o ponto de vista da anatomia e da cinesiologia, com o suporte do Pilates e da Reeducação Postural Global (RPG), pode propiciar o ator a acessar a consciência corporal no intuito de facilitar o processo de composição das ações físicas na construção de um papel.

Ator;Corpo;Movimento;Ações Físicas;Anatomia;Cinesiologia
This thesis aims to analyze and present possibilities to facilitate body awareness actor for the performance of the scene, leaning on the concepts of anatomy and kinesiology. It starts from the assumption that the actor, to know its structure, stimulates your body perception and awareness of movements needed to create the role. In the Performing Arts field the research is based on the idea of providing the actor's training through body techniques that lead to increase the knowledge of himself to achieve readiness needed for staging and its axis is the work of physical actions referenced by Method of Physical Actions of Stanislavsky, Grotowski Laboratory Theatre and the Theatrical Anthropology Barba. Beyond references and theorists cross the search, characterized as a case study with a descriptive and qualitative approach, discusses and questions, through reports of actors and practical experiments carried out in rehearsal rooms, if the inclusion of content related to organic construct the human body in the context of preparation, from the point of view of anatomy and kinesiology, with the support of Pilates and Global Postural Reeducation (RPG), may provide the actor to access the body awareness in order to facilitate the composition process of physical actions over the development of a scenario.
Actor;Body;Moviment;Physical Actions;Anatomy;Kinesiology
1
148
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
POÉTICAS E PROCESSOS DA ENCENAÇÃO
Procedimentos audiovisuais na dramaturgia épica de Bertolt Brecht

Banca Examinadora

LUIZ CESAR ALVES MARFUZ
Não
Nome Categoria
MERAN MUNIZ DA COSTA VARGENS Docente
HEBE ALVES DA SILVA Docente
CARMEN PATERNOSTRO SCHAFFNER Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não