O presente estudo objetivou avaliar como ocorre o processo de ensino- aprendizagem em gestão na prática profissional em um currículo integrado, na percepção de estudantes e preceptores. Para essa finalidade optou-se pela abordagem qualitativa, buscando uma aproximação ao referencial da análise de conteúdo. O cenário do estudo foi o Hospital das Clínicas de Marília 1, 2 e 3, considerado local de UPP4 dos estudantes do quarto ano de enfermagem. Os sujeitos pesquisados neste estudo foram seis estudantes do quarto ano de enfermagem graduados no ano de 2014 na Famema e 07 preceptores. A estratégia de coleta de dados utilizada com os estudantes foi o grupo focal e com os preceptores, a entrevista semiestruturada. Da leitura, exploração e análise dos dados, surgiram três temas: Problematização na prática: a percepção de estudantes e preceptores; A construção do saber em gestão do processo de trabalho; Aprendizagem em gestão na prática: transformando a realidade. A construção da aprendizagem em gestão do processo de trabalho na prática hospitalar pelos estudantes do quarto ano de enfermagem está relacionada à estratégia de ensino-aprendizagem utilizada pela preceptora na UPP4, bem como a aprendizagem construída nos encontros de supervisão, considerados espaços que possibilitam a redução da distância entre a teoria e a prática, bem como do ensino-serviço, pois docentes, preceptores e estudantes se reúnem com a finalidade de discutir e refletir a prática, incentivando os últimos a transformarem a realidade. A vivência pelo estudante na prática é o disparador para a construção da aprendizagem em gestão, no entanto, que só passa a ter significado quando compartilhada e discutida em grupo nesses encontros que demonstram ser espaços de suma importância para a construção do conhecimento, momentos nos quais os estudantes são incentivados e apoiados a enfrentar as barreiras do „mundo real‟, buscando fazer a diferença nos cenários práticos. Identificamos também que, apesar de cinco preceptores não terem conseguido aplicar a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem na prática, os estudantes apresentaram um desempenho satisfatório nos cenários práticos, o que podemos atribuir às metodologias ativas. Às causas da não aplicação da problematização na prática, podemos afirmar que, além da falta de conhecimento sobre a metodologia e de sua função como intermediador do processo de ensino-aprendizagem, os preceptores enfrentam barreiras relacionadas à organização do hospital, as quais interferem diretamente na aplicação da metodologia com os estudantes. Apesar de cinco preceptores ainda não conseguirem utilizar das metodologias ativas como estratégia da aprendizagem com os estudantes no ensino em gestão do processo de trabalho, este fato não interfere significativamente na aprendizagem do estudante, pelo fato deste tipo de metodologia valorizar o estudante como protagonista de sua aprendizagem e pelo curso estar inserido em um currículo integrado de ensino-serviço, buscando articular a teoria e a prática, que se complementam com a finalidade de, em conjunto, enfrentar as barreiras e minimizá-las.