Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
CIÊNCIAS SOCIAIS (33009015073P1)
Trajetória de trabalho e estudos de Jovens Aprendizes
LUCIANA PEREIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
17/12/2015

A inserção dos jovens das classes populares no mundo do trabalho muitas vezes acontece de forma precoce, não raramente pela urgência de contribuir com a renda familiar. Em seu percurso, esses jovens se encontram com formas precárias de trabalho e, frequentemente, são barrados pelas exigências de qualificação e preparo para atender às demandas tecnológicas e organizacionais resultantes da reorganização do trabalho a partir das políticas socioeconômicas do neoliberalismo. Este trabalho busca problematizar a relação entre trabalho e educação, especialmente a educação profissional destinada a jovens trabalhadores atendidos pela Lei nº. 10.097/2000, lei de Aprendizagem, com o objetivo de analisar o perfil e a trajetória social dos mesmos, bem como a relação destes com a profissionalização e a educação a partir de sua trajetória profissional e educacional, e suas perspectivas de trabalho e continuidade dos estudos com base em suas experiências práticas.

Educação;Trabalho;Qualificação Profissional;Neoliberalismo;Lei de Aprendizagem.
The integration of young people from the popular classes in the labor market often happens early, frequently due the urgency of contributing to the family income. In its way, these young people are in precarious conditions of work and they are often barred by the qualification and preparation requirements to meet the technological and organizational demands resulting from the work reorganization from the socioeconomic policies of neoliberalism. This work aims to question the relationship between work and education, especially vocational education aimed at young workers served by Law no. 10,097 / 2000, Lei da Aprendizagem (the learning Law), in order to analyze the profile and social trajectory of these young workers, as well as their relationship with the professionalization and education from their professional and educational history, and their job prospects and continuity of studies based on their practical experience.
Education;Work;Professional Education;Neoliberalism;Lei de Aprendizagem.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

CIÊNCIAS SOCIAIS
PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL, ESTADO E AÇÃO COLETIVA
Educação, Classes e Conflitos Sociais

Banca Examinadora

DAVISSON CHARLES CANGUSSU DE SOUZA
Sim
Nome Categoria
DEBORA CRISTINA GOULART Participante Externo
WILSON MESQUITA DE ALMEIDA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

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Não