Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ENFERMAGEM (33009015035P2)
ATUALIZAÇÃO ON-LINE SOBRE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA PARA ENFERMEIROS
ISABELA DA COSTA MAURINO AMAYA
DISSERTAÇÃO
26/08/2015

Introdução: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma enfermidade respiratória prevenível e tratável. A obstrução do fluxo aéreo é, geralmente, progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, sendo a principal, o tabagismo. É necessária a organização de uma rede de atenção que atenda às pessoas com doenças respiratórias crônicas, com maior ênfase em ações de promoção da saúde e prevenção primária e secundária, com intuito de prevenir e controlar as doenças crônicas. Para a melhora da qualidade do serviço prestado, é fundamental que os profissionais da área da saúde atualizem seus conhecimentos. Um dos recursos tecnológicos utilizados é o ambiente virtual, que proporciona ao usuário o contato com o conteúdo e a participação nas atividades, desde que tenha acesso à internet. A Educação a Distância (EAD) também permite ao aluno a flexibilidade de tempo e espaço para estudo, além da redução de custos dos recursos educacionais presenciais. Objetivos: Desenvolver e avaliar um site sobre DPOC quanto à qualidade das informações, layout e navegação; avaliar e validar o conteúdo das informações. Método: Para o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem, foi utilizado o referencial teórico proposto por Filatro, composto pelas fases de análise, design e desenvolvimento, implementação e avaliação. A fase de avaliação foi dividida em 2 partes: avaliação e validação do conteúdo sobre DPOC, realizada por 12 especialistas da área da saúde (enfermeiros, médicos e fisioterapeutas). E para avaliar as operações e o conteúdo do site, foi realizada por 11 profissionais da área da saúde (enfermeiros, médicos e fisioterapeutas) e 3 de informática (informática médica e designer gráfico). Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva. Resultados: Na primeira parte da avaliação do conteúdo, este foi avaliado como excelente e muito bom por 92% dos especialistas. Na segunda, os critérios excelente e muito bom relativos à impressão geral do site (visual, facilidade e navegabilidade) e o conteúdo atingiram a concordância acima de 70% entre os profissionais da saúde; e entre os profissionais de informática, o site foi avaliado como muito bom e bom por 55%. Conclusão: O site desenvolvido está adequado para ser disponibilizado on-line, o conteúdo foi avaliado como de extrema importância para que enfermeiros e profissionais da área da saúde busquem informações atualizadas sobre DPOC de maneira rápida e independente da localização geográfica.

Enfermagem; Educação a distância; Educação em Enfermagem; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Introduction: The Chronic obstructive pulmonary disease (COPD) is a preventable and treatable respiratory disease. The obstruction of airflow is commonly progressive and it is associated with abnormal inflammatory response of the lungs to inhalation of particles or toxic gases, being the main cause the smoking. An organization of a care network that meets people with chronic respiratory diseases with greater emphasis on health promotion and primary and secondary prevention is required in order to prevent and control chronic diseases. One of resources used is the virtual environment, which provides the user, by just an internet access, the contact with contents and allows him to participate in activities. E-learning also allows the student flexibility of time and space to study, and costs reduction of in-person educational resources. Objectives: The main objective is to develop and evaluate a site about COPD, with special attention to the quality of information, layout and navigation; and evaluate and validate the content of information. Method: For the development of virtual learning environment, it was used the theoretical framework proposed by Filatro, which comprising stages of analysis, design, development, Implementation and evaluation. The evaluation phase was divided into two different parts. In the first one, the content on COPD was evaluated and validated by 12 experts in the health field (nurses, doctors and physiotherapists). The second part was dedicated to evaluate of operations and content of the site, which was conducted by 11 health professionals (nurses, doctors and physiotherapists) and 3 computer professionals (medical informatics and graphic designers). For data analysis, descriptive statistic was used. Results: In the first part of the evaluation of the content, it was rated as excellent and very good by 92% of experts. In the second part, the criteria excellent and very good on the overall impression of the site (visual, ease and navigability) and content reached the agreement above 70% among health professionals; and among computer professionals, the site was the evaluated as very good and good in 55%. Conclusions: The website developed is appropriate and it is of utmost importance for nurses and health professionals seek updated information on COPD quickly and independent of geographic location.
Nursing; Education, Distance; Education Nursing; Pulmonary Disease, Chronic Obstructive.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Contexto

ENFERMAGEM, CUIDADO E SAÚDE
-
O PROCESSO DE CUIDAR DE PACIENTES COM AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

Banca Examinadora

ANA RITA DE CASSIA BETTENCOURT
Não
Nome Categoria
LUCIANE SOARES DE LIMA WANDERLEY Participante Externo
MARIA ELISABETE SALVADOR GRAZIOSI Participante Externo
ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA Docente

Vínculo

CLT
Outros
Ensino e Pesquisa
Não